Brasil e EUA: Conversa ‘Positiva’ Abre Caminho para Reunião Lula-Trump

Conversa entre Brasil e EUA foi ‘muito positiva’, diz USTR. Abrindo caminho para agendamento de reunião entre Lula e Donald Trump e negociação de tarifas.
Mauro Vieira — foto ilustrativa Mauro Vieira — foto ilustrativa

O Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) divulgou que a reunião entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, foi ‘muito positiva em relação ao comércio’ e às ‘questões bilaterais em andamento’. Ambos os lados concordaram em trabalhar para agendar um encontro entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva o mais breve possível.

Avanços nas Relações Bilaterais

A Nota Oficial do USTR indica que Brasil e EUA irão ‘colaborar e conduzir discussões em múltiplas frentes no futuro imediato e estabelecer um caminho de trabalho adiante’. Este tom otimista contrasta com o anúncio anterior de uma investigação sobre o Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, e a imposição de tarifas pelo governo Trump.

Negociação de Tarifas e Sanções

Após o encontro, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, reiterou ao Governo Trump a necessidade de revogação do recente ‘tarifaço’ e das sanções impostas a autoridades brasileiras, incluindo a cassação de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky. Vieira transmitiu a posição do presidente Lula, destacando a importância da reversão dessas medidas adotadas pelos EUA.

Próximos Passos e Perspectivas

A expectativa é que um processo de negociação seja iniciado nos próximos dias para tratar das medidas comerciais. A declaração do USTR sinaliza uma abertura para o diálogo e a busca por soluções conjuntas, abrindo caminho para uma futura aproximação entre os líderes das duas nações. A possibilidade de uma reunião entre Trump e Lula ganhou força após este diálogo produtivo.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade