Luís Roberto Barroso: Ministro do STF anuncia aposentadoria antecipada

Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF. Ministro deixa a Corte antes do previsto, abrindo vaga para nova indicação de Lula.
aposentadoria de Barroso do STF — foto ilustrativa aposentadoria de Barroso do STF — foto ilustrativa

O ministro Luís Roberto Barroso comunicou sua decisão de se aposentar antecipadamente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 9. A novidade surpreendeu muitos de seus auxiliares, que, embora esperassem a saída do magistrado, acreditavam que ele permaneceria na Corte por mais alguns meses.

Barroso participou de sua última sessão plenária no tribunal nesta quinta-feira, apenas duas semanas após encerrar seu mandato como presidente do Supremo, cargo agora ocupado por Edson Fachin. Fontes próximas ao ministro indicam que ele já havia sinalizado a intenção de antecipar sua Aposentadoria, mas a data exata era incerta, com expectativas voltadas para o início de 2026.

Motivação para a saída

Emocionado, Barroso compartilhou suas razões para a saída: “Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo”, declarou. A declaração foi recebida com aplausos de pé por seus colegas no plenário.

A saída de Luís Roberto Barroso abre uma nova vaga no STF, que será preenchida por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este será o terceiro nome indicado pelo atual governo, após as nomeações de Cristiano Zanin e Flávio Dino. Barroso ingressou no Supremo em 2013, a convite da então presidente Dilma Rousseff, e tinha a possibilidade de permanecer no cargo até 2033.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade