O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (10) que seu objetivo é criar uma sociedade de classe média no Brasil. Durante o evento de lançamento de um novo modelo de crédito imobiliário, Lula também fez uma brincadeira com o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), figura importante em discussões sobre possíveis ministérios.
Contexto Histórico e Social
Lula relembrou que, em tempos passados, o Brasil enfrentava uma situação que ele descreveu como uma “república de invasão de condomínio”. Ele questionou o deputado Boulos, conhecido por sua liderança no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), sobre seu conhecimento dessa época.
“Todo mundo sabe que esse País virou uma república de invasão de condomínio. O Boulos está aqui, eu não sei se Boulos era da época de invadir condomínio”, comentou o presidente, em tom de brincadeira.
Nova Política de Crédito Imobiliário
A declaração do presidente ocorreu durante o lançamento de uma nova linha de crédito imobiliário pelo Governo federal. O programa visa solucionar o esgotamento da poupança como fonte de financiamento para o setor e introduzir um modelo mais adaptável e sustentável.
Inclusão Social e Desenvolvimento
Lula enfatizou a importância da continuidade das políticas de Inclusão social para promover a ascensão das pessoas na escala social. “Há uma necessidade da gente continuar fazendo política de inclusão social para ver se a gente faz as pessoas subirem um degrau na escala social, para que a gente crie uma espécie de sociedade de classe média”, explicou. Ele acrescentou que a pobreza é indesejável e que é dever do Estado oferecer suporte às classes menos favorecidas.
Fonte: Estadão