Servidores Municipais no Brasil: Número Atinge 7,6 Milhões com Alta de 3,8%

Número de servidores municipais no Brasil atinge 7,6 milhões, com alta de 3,8% em um ano. IBGE divulga dados sobre concursos e vínculos.
servidores municipais — foto ilustrativa servidores municipais — foto ilustrativa

O número de servidores públicos da administração municipal no Brasil registrou um crescimento de 3,8% entre 2023 e 2024, alcançando a marca de 7,6 milhões de profissionais. O aumento representa quase 280 mil novas vagas, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Análise dos Dados do IBGE sobre Servidores Municipais

Os dados, compilados pela pesquisa Munic (Pesquisa de Informações Básicas Municipais), indicam que, do total de 7,6 milhões de servidores municipais em 2024, 95,3% (7,3 milhões) atuavam na administração direta. Os restantes 4,7% (354,2 mil) estavam alocados na administração indireta, incluindo autarquias e empresas públicas.

A pesquisa também investigou a realização de concursos públicos. Cerca de 2.483 municípios realizaram processos seletivos nos 24 meses anteriores à coleta de dados. Desses, apenas 686 (27,6%) incluíram reserva de vagas para grupos minoritários, como negros, quilombolas, indígenas e ciganos.

Gráfico mostrando o aumento no número de servidores municipais no Brasil, com a marca de 7,6 milhões.
Número de servidores municipais no Brasil cresce 3,8%.

Vínculos Empregatícios e Concursos Públicos

Em relação aos vínculos empregatícios na administração direta municipal, o percentual de servidores estatutários (regidos pelo Regime Jurídico Único – RJU) diminuiu de 56,2% em 2023 para 54,3% em 2024. Em contrapartida, o percentual de funcionários sem vínculo permanente — incluindo cedidos, prestadores de serviço autônomos e voluntários — aumentou de 23,8% para 26,8% no mesmo período.

Outras categorias de vínculos incluem comissionados (9,5%), trabalhadores com contrato pela CLT (6,5%) e estagiários (3,4%).

Crescimento de Servidores Estaduais

Paralelamente, a pesquisa Estadic (Pesquisa de Informações Básicas Estaduais) revelou um crescimento de 3% no número de servidores estaduais e distritais. O contingente passou de aproximadamente 3 milhões em 2023 para 3,1 milhões em 2024.

Das 27 unidades da federação, 22 confirmaram a realização de concursos públicos para a administração direta. Quatro estados (Rondônia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba) não realizaram processos seletivos nesse período.

Na administração direta estadual, a proporção de servidores estatutários caiu de 71,7% para 66,9%, enquanto a de pessoal sem vínculo permanente subiu de 23,2% para 27,5%. O IBGE destaca a importância desses dados para o planejamento e a gestão pública em todas as esferas de Governo.

Fonte: Folha de S.Paulo

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade