EUA e China Próximos de Acordo Comercial, Anuncia Chefe do Tesouro

EUA e China estão perto de assinar um acordo comercial na próxima semana, anuncia Scott Bessent, chefe do Tesouro americano. Saiba mais.
acordo comercial EUA China — foto ilustrativa acordo comercial EUA China — foto ilustrativa
Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent 22/10/2025 REUTERS/Kevin Lamarque

Uma nova etapa nas relações comerciais entre os Estados Unidos e a China pode ser concretizada na próxima semana. Segundo Scott Bessent, secretário do Tesouro americano, um acordo comercial entre as duas potências econômicas pode ser assinado em breve, após um encontro entre o presidente Donald Trump e seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Bessent declarou em Entrevista à Fox Business Network que o acordo, apelidado de “acordo de Kuala Lumpur”, foi finalizado durante a noite. “Portanto, espero que troquemos assinaturas possivelmente já na próxima semana”, afirmou o secretário, indicando otimismo quanto à resolução de pendências comerciais.

Donald Trump e Xi Jinping em reunião
Encontro entre os líderes de EUA e China pode selar novo acordo comercial.

Contexto das Negociações Comerciais

As negociações entre os Estados Unidos e a China têm sido marcadas por intensas discussões e tensões comerciais nos últimos anos. A busca por um equilíbrio nas balanças comerciais e a resolução de disputas sobre propriedade intelectual e tarifas têm sido pontos centrais dos debates. Um acordo, caso se concretize, pode sinalizar uma nova era nas relações bilaterais, com potenciais impactos positivos para a economia global.

Impacto Esperado do Acordo

A assinatura de um acordo comercial entre as duas maiores economias do mundo é aguardada com expectativa pelos mercados globais. Especialistas apontam que a resolução de conflitos comerciais pode trazer mais estabilidade, reduzir incertezas e estimular o crescimento econômico em diversas regiões. A expectativa é que novas tarifas sejam reconsideradas e que o fluxo de bens e serviços entre os países seja facilitado.

Próximos Passos e Análises

Analistas de Mercado e especialistas em política econômica acompanham de perto os desdobramentos. A confirmação da assinatura do acordo na próxima semana trará clareza sobre os termos estabelecidos e as expectativas para o futuro das relações comerciais sino-americanas. O cenário econômico global pode ser significativamente influenciado pelas decisões tomadas por esses dois importantes players.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade