O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizou uma visita ao Vaticano e participou de uma audiência pública com o papa Leão XIV. Durante o encontro, Zema presenteou o pontífice com itens que representam a rica cultura gastronômica e artesanal do estado mineiro. A ação visa destacar a identidade de Minas Gerais no cenário Internacional.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/7/P/Pbb5OwQ9OJBZlUC45Skg/zema-e-papa.jpg" alt=""><figcaption></figcaption></figure>)
Entre os presentes entregues, destacaram-se cafés especiais de diferentes regiões produtoras de Minas Gerais, como o Sanglard, Salomão e Campos Altos. Um queijo canastra artesanal, oriundo da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), e um tradicional doce de leite fabricado em Resende Costa também compuseram a cesta de presentes, valorizando os produtos locais.
Valorização da Cultura Mineira
Além dos itens gastronômicos, Zema apresentou ao papa um estandarte em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, e um terço em palmas barrocas, confeccionado por artesãs de Sabará. O governador ressaltou a importância desses presentes como forma de apresentar ao mundo a preservação das tradições e devoções do povo mineiro.
“Trouxe com muito orgulho para ele aquilo que Minas faz muito bem: nosso queijo, nosso café e também nosso artesanato. Entregar ao Papa obras como o terço em palmas barrocas das artesãs de Sabará e o estandarte dedicado à Nossa Senhora da Piedade é, antes de tudo, uma forma de apresentar ao mundo como os mineiros preservam suas tradições e suas devoções”, declarou Zema.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/7/P/Pbb5OwQ9OJBZlUC45Skg/zema-e-papa.jpg)
Recepção e Bênção Papal
Em resposta aos presentes e à apresentação da bandeira do Estado, o papa Leão XIV proferiu uma bênção: “Abençoo todo o povo de Minas Gerais”. A comitiva de Zema incluía a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o secretário adjunto de Casa Civil, Frederico Papatella, e a assessora especial Andreza Costa.
Esta foi a segunda visita de Romeu Zema ao Vaticano. Em sua primeira passagem em 2023, o governador esteve com o papa Francisco, que na ocasião abençoou a bandeira do Estado de Minas Gerais.
A ação diplomática de Zema fortalece a imagem de Minas Gerais como um polo de produção de alimentos de qualidade e de rica tradição cultural, além de reforçar os laços religiosos e protocolares do estado.
Fonte: Valor Econômico