O UBS BB iniciou cobertura de Vulcabras (VULC3), uma das principais empresas brasileiras de artigos esportivos, dona da Olympikus e licenciada exclusiva das Marcas Mizuno e Under Armour no país, com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 24 por ação. Às 12h, as ações da companhia subiam 2,97%, a R$ 20,13.

Após um período de investimentos elevados em capacidade e fortalecimento de marca, o banco espera que a varejista retome sua trajetória de expansão do retorno sobre capital investido (ROIC). As margens em 2025 devem ser afetadas por um aumento de cerca de 20% no quadro de funcionários, efeito que deve se dissipar após o 3º trimestre, abrindo espaço para recuperação das margens a partir do próximo ano, tendência que o UBS BB considera subestimada pelo mercado.
O crescimento da Receita deve continuar sustentado pelo fortalecimento das marcas, com o levantamento do UBS Evidence Lab mostrando melhora consistente no reconhecimento da Olympikus ao longo dos anos, com destaque para 2024. Além disso, como cerca de 80% da receita vem do atacado, a expansão no canal direto ao consumidor (DTC) e a inclusão de novas marcas podem impulsionar o crescimento.
O banco projeta uma taxa anual de crescimento composto (CAGR) de lucro por ação de 10% em 5 anos, dividend yield estimado de 8,2% em 2026 e múltiplos P/L (Preço sobre Lucro) ajustado de 9,3 vezes, 8,2 vezes e 7,3 vezes no período de 2025 a 2027.
Expansão da Comunidade de Corredores no Brasil
Com o expressivo crescimento da comunidade de corredores no Brasil, o principal segmento de atuação da companhia, calçados esportivos, vem expandindo-se acima da média do setor e já responde por 58% da categoria.
Segundo relatório, a Olympikus se consolidou como o tênis mais usado na Maratona Internacional de São Paulo, com 29% dos participantes utilizando o modelo, impulsionada pelo sucesso da linha “Corre”, responsável por mais de 20% da receita da marca e o modelo mais utilizado entre corredores brasileiros no aplicativo Strava. O UBS vê o crescimento contínuo do setor como pilar fundamental para sua projeção de CAGR de receita de +11% em cinco anos.
Ganhos de Margem e Vantagem Competitiva
Para analistas, o modelo verticalmente integrado da Vulcabras, que abrange desenvolvimento, fabricação local e distribuição, confere uma vantagem competitiva relevante, com tempo de lançamento de cerca de 4 meses, aproximadamente um terço do ciclo das grandes concorrentes. Essa agilidade permite que a empresa responda rapidamente às tendências de Mercado, ajude seus parceiros varejistas a manter estoques mais enxutos e continue ganhando participação de mercado.
Após o ciclo mais intenso de investimentos entre 2024 e 2025, o UBS não espera novos aumentos relevantes no quadro de pessoal, o que deve favorecer a expansão das margens, apoiada por mix de produtos mais sofisticado, crescimento do canal direto (DTC) e ganhos de eficiência operacional. O banco projeta margens subindo de 21,2% em 2025 para cerca de 22% e 23% no longo prazo.

Fonte: InfoMoney