O vereador de Piracicaba, Cássio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cássio Fala Pira, foi preso temporariamente nesta quinta-feira (9) pela Polícia Civil de São Paulo. A detenção ocorre após denúncias de crimes de abusos sexuais. A defesa do parlamentar afirmou que responderá a todas as acusações com serenidade e firmeza.
A ação policial incluiu o cumprimento de quatro mandados: um de Prisão e três de busca e apreensão. As buscas foram realizadas na residência e no gabinete do vereador na Câmara Municipal de Piracicaba. A investigação está a cargo da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba.
Investigação e Denúncias
Ao todo, sete mulheres procuraram a delegacia para relatar supostos assédios cometidos por Cássio Luiz durante encontros com o parlamentar. As investigações tiveram início após uma mulher registrar um boletim de ocorrência detalhando um assédio dentro do gabinete do vereador, ocorrido em 22 de setembro. Segundo depoimentos à EPTV, afiliada da TV Globo, a primeira vítima relatou que o vereador teria tocado em suas partes íntimas e forçado contato com as partes íntimas dele.
Posicionamento da Defesa
Em nota oficial, a defesa de Cássio Luiz Barbosa declarou que “toda imputação criminal exige comprovação concreta e idônea”. O parlamentar tem colaborado de forma plena e transparente com as investigações. Contudo, a defesa também ressaltou que o vereador e seus familiares têm sido “alvo de ameaças graves e diretas dirigidas à sua integridade física”. A defesa reafirmou que apresentará os elementos técnicos e jurídicos que demonstrarão a verdade dos fatos, confiando nas instituições e na Justiça.
A nota completa da Defesa destaca que as novas acusações serão enfrentadas no âmbito judicial, com respeito ao contraditório e à ampla defesa. Reiteram que o ônus da prova recai sobre quem acusa. A defesa também mencionou que Cássio Luiz continua no pleno exercício de seu mandato, pois não há procedimento instaurado para seu afastamento. Por fim, informaram que medidas legais foram adotadas contra quem tem disseminado notícias falsas e cometido crimes como calúnia, injúria, difamação e ameaça.
Reação da Câmara Municipal
A Câmara de Vereadores de Piracicaba informou que a Casa de Leis tem prestado suporte irrestrito às autoridades. A Câmara declarou que está fornecendo informações e cooperando com as investigações para o bom andamento dos trabalhos. A presidência do órgão acompanha de perto o caso, em contato com a Procuradoria Legislativa, para garantir que todas as medidas administrativas e regimentais cabíveis sejam tomadas em conformidade com a legislação.
Fonte: Estadão