Trump admite erro em tarifas e promete negociar tarifas sobre produtos brasileiros

Donald Trump admite erro em sobretaxas sobre produtos brasileiros e promete negociar suspensão. Entenda os desdobramentos após reunião com Lula.
Trump admite erro em sobretaxas — foto ilustrativa Trump admite erro em sobretaxas — foto ilustrativa
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com presidente dos EUA, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia 26/10/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, revelou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu ter aplicado sobretaxas equivocadamente sobre produtos brasileiros. Trump determinou o início imediato de negociações para suspender essas tarifas após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O presidente Trump reconheceu que as sobretaxas foram aplicadas de maneira errada. Disse que o Brasil não tem superávit comercial com os Estados Unidos e que, portanto, a medida não fazia sentido”, afirmou Vieira.

Trump promete rever tarifas sobre o Brasil

O ministro relatou que Trump determinou à sua equipe que iniciasse um processo de negociação bilateral para corrigir a distorção. Segundo Vieira, o presidente americano não impôs condições para a Suspensão das tarifas e manifestou o desejo de resolver o impasse em pouco tempo. Trump também expressou intenção de visitar o Brasil e admiração pelo povo brasileiro, indicando um tom amistoso no encontro.

Mudança de postura do governo Trump

Essa revisão representa uma mudança na política comercial de Trump, que em julho havia estabelecido uma alíquota de 50% sobre produtos brasileiros, afetando setores como siderurgia, alumínio e proteína animal. Na ocasião, o Governo brasileiro considerou a decisão politicamente motivada e injustificada.

Vieira explicou que Lula enfatizou a relação estratégica entre os dois países e apontou que o Brasil mantém superávit apenas em setores específicos, não na balança comercial total. “O presidente Lula deixou claro que as razões usadas pelos Estados Unidos para elevar tarifas sobre outros países não se aplicam ao Brasil. Trump compreendeu isso e concordou em rever a decisão”, disse o chanceler.

Líderes do BRICS em reunião, incluindo o presidente Lula.
Presidente Lula em reunião com líderes do BRICS.

Reaproximação comercial e diplomática

O ministro Mauro Vieira descreveu a reunião como construtiva e de diálogo aberto, com a conversa entre Trump e Lula durando cerca de 50 minutos. O secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, reforçou que o diálogo foi “franco e direto”, com avanços nas tratativas para restaurar o equilíbrio comercial. “O presidente Lula mostrou que a elevação das tarifas não fazia sentido econômico, e Trump reconheceu o equívoco. A partir disso, abriu-se um canal de negociação bilateral que deve avançar rapidamente”, afirmou Rosa.

Donald Trump em evento diplomático.
Donald Trump em evento diplomático.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade