Trump defende sanções à Rússia e sugere fim rápido da guerra

Donald Trump defende sanções à Rússia, mas espera fim rápido da guerra. Medidas visam pressionar Putin por paz na Ucrânia.
sanções à Rússia — foto ilustrativa sanções à Rússia — foto ilustrativa
U.S. President Donald Trump speaks as he meets with Secretary General of the North Atlantic Treaty Organization (NATO) Mark Rutte (not pictured) at the White House in Washington, D.C., U.S., October 22, 2025. REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que era o momento de impor novas sanções à Rússia, mas expressou a esperança de que tais medidas não se prolonguem. As declarações foram feitas a jornalistas na quarta-feira, 22, após um encontro com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte.

“As sanções contra a Rússia são grandes, mas acho que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quer acabar com a guerra”, ponderou Trump, acrescentando que não parecia correto encontrar-se com o líder russo. “As conversas com Putin são positivas, mas não progridem”.

Donald Trump discursa sobre sanções contra a Rússia.
Presidente dos EUA, Donald Trump, discute novas sanções.

Sanções visam empresas petrolíferas russas

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA impôs novas sanções contra as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia, a Rosneft e a Lukoil OAO. Esta ação visa pressionar a Rússia por um cessar-fogo na Ucrânia, uma vez que o Departamento do Tesouro afirmou ter tomado a medida devido à “Falta de compromisso sério da Rússia” em encerrar o conflito.

Navios em porto com petroleiros russos.
Sanções americanas impactam o setor petrolífero da Rússia.

Impacto da guerra e esperança de paz

Segundo Trump, tanto a Rússia quanto a Ucrânia desejam paz para o conflito no Leste Europeu, e um acordo deveria ser mais fácil de alcançar. No entanto, o presidente americano ressaltou o “nível de ódio” substancial entre Putin e o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. “As sanções devem ter um impacto na Rússia. Esperamos que elas tornem Putin mais ‘razoável'”, disse Trump.

Em relação à paralisação do Governo americano, Trump mencionou que “alguns democratas querem fazer acordo”, mas não forneceu mais detalhes.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade