SP: Selo Verde Impulsiona Leilão de Travessias Hídricas em Novembro

São Paulo recebe selo verde internacional da OCDE para o leilão de Travessias Hídricas, apostando em turbinar investimentos para o projeto de R$ 2,5 bilhões.
Travessias Hídricas SP — foto ilustrativa Travessias Hídricas SP — foto ilustrativa

A menos de uma semana do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas, o estado de São Paulo obteve uma certificação verde internacional da OCDE. A expectativa do Governo Tarcísio de Freitas é que este selo verde aumente o interesse de investidores no certame, agendado para 13 de novembro, na sede da B3.

Selo Blue Dot Network Reforça Credibilidade

O selo Blue Dot Network, segundo o governo paulista, eleva a credibilidade do projeto de travessias hídricas. “Mostra que o Estado está preparado para atrair investimentos internacionais e conduzir parcerias com segurança e transparência”, declarou o secretário de Parcerias em Investimentos de SP, Rafael Benini. A certificação atesta que projetos de infraestrutura estão em conformidade com os princípios do G20 em relação a impacto ambiental, responsabilidade social e governança. A PPP das Travessias Hídricas é pioneira no Brasil ao receber o selo ainda em sua fase de estruturação.

Infraestrutura Sustentável em Foco

“É um reconhecimento que reforça a confiança dos investidores e consolida o Estado como referência em projetos de infraestrutura sustentável”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. O plano do governo de SP inclui a substituição progressiva da frota de embarcações movidas a diesel por veículos totalmente elétricos. Estima-se que a iniciativa beneficie aproximadamente 40 mil pessoas e resulte na redução de até 18 mil toneladas de gás carbônico anualmente. O empreendimento abrange 14 linhas de transporte aquaviário em diversas regiões do estado, com um investimento projetado de R$ 2,5 bilhões.

Detalhes do Investimento e Impacto Ambiental

A PPP das Travessias Hídricas visa modernizar e eletrificar o transporte aquaviário em São Paulo. A obtenção do selo verde Internacional antes mesmo da realização do leilão é vista como um diferencial estratégico para atrair capital estrangeiro e nacional. A iniciativa se alinha às metas de sustentabilidade e descarbonização, com a promessa de reduzir significativamente as emissões de poluentes no setor de transporte. A expectativa é que o leilão, focado em atrair investimentos privados, garanta a execução do projeto com eficiência e modernidade.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade