STF Condena Réus da Trama Golpista: 4 Votos a 1 pela Culpa

STF condena sete réus da trama golpista por 4 votos a 1. Decisão envolve acusações de organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. Saiba mais.
STF condena réus trama golpista — foto ilustrativa STF condena réus trama golpista — foto ilustrativa

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu condenações contra sete réus do Núcleo 4 da trama golpista, ocorrida durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão, por 4 votos a 1, acatou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que sustentou que os réus promoveram desinformação sobre o processo eleitoral e ataques virtuais a instituições e autoridades em 2022.

Os condenados incluem Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu e Marcelo Araújo Bormevet, acusados de crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, ex-presidente do Instituto Voto Legal, foi condenado por organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado de Direito.

A sessão serviu também para definir as penas dos condenados, que não serão presos automaticamente, pois as defesas têm o direito de recorrer da decisão.

Alexandre de Moraes, relator do caso, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino votaram pela condenação. Luiz Fux foi o único a divergir, argumentando que as condutas dos réus não possuíam “potencial de conquista de poder e de Substituição do governo”, afastando a acusação de golpe de Estado.

Após divergir, Luiz Fux solicitou transferência da Primeira para a Segunda Turma do STF, o que, se aceito pelo presidente Edson Fachin, o afastará dos julgamentos dos núcleos 2 e 3, previstos para os próximos meses.

Outros Núcleos do STF e Próximos Julgamentos

Até o momento, o STF já condenou um total de 15 réus relacionados à trama golpista. Além dos sete réus do Núcleo 4, oito indivíduos do Núcleo 1, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro como figura central, foram anteriormente apenados.

O julgamento do Núcleo 3 está agendado para 11 de novembro, enquanto o Núcleo 2 terá seu julgamento a partir de 9 de dezembro. O Núcleo 5, que inclui o empresário Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo, que reside nos Estados Unidos e não apresentou Defesa, ainda não tem previsão de julgamento.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em audiência, discutindo condenações de réus da trama golpista.
Primeira Turma do STF em sessão de julgamento sobre a trama golpista.
O Ministro Luiz Fux, do STF, que divergiu no julgamento dos réus da trama golpista.
Ministro Luiz Fux divergiu da maioria na condenação dos réus.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade