A Renault anunciou um acordo estratégico que permitirá ao grupo automotivo chinês Geely adquirir uma participação de 26,4% na operação da montadora francesa no Brasil. A Parceria visa fortalecer a presença de ambas as empresas no mercado sul-americano.
Nova Fase de Produção e Distribuição
Com o acordo, a Geely Holding e a Geely Auto terão Acesso aos recursos da Renault no Brasil. Ambas as empresas poderão produzir veículos da marca Geely Auto na fábrica Ayrton Senna, operada pela Renault, ao lado dos modelos já existentes da montadora francesa.
Expansão para Veículos Elétricos e Híbridos
Em contrapartida, a Renault utilizará a plataforma da Geely para o desenvolvimento de trens de força elétricos e híbridos. Essa colaboração permitirá à Renault ampliar sua linha de veículos de baixa ou zero emissão no mercado brasileiro, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade.
A Renault do Brasil assumirá a responsabilidade pela distribuição do portfólio elétrico e híbrido da Geely no país, abrindo novas oportunidades de negócio em vendas, financiamento e serviços.
Um exemplo dessa colaboração já é visível com o SUV elétrico Geely EX5, que está sendo comercializado no Brasil através das concessionárias da rede Renault.
Parcerias Globais Ampliadas
Renault e Geely já possuem outras colaborações significativas em escala global. Entre elas, destacam-se o investimento conjunto na Renault Korea e a criação da Horse Powertrain, uma desenvolvedora de tecnologia focada em sistemas de propulsão.
Os detalhes financeiros do novo acordo de participação acionária no Brasil não foram divulgados pelas empresas. A operação busca otimizar a produção e expandir o alcance de mercado no competitivo setor automotivo brasileiro.
Fonte: Estadão