Queda na Europa: Temores de Correção e Balanços Afetam Bolsas

Bolsas europeias em queda com temores de correção e balanços. Stoxx 600 recua 0,41% com pressão no setor de tecnologia. BP e Novo Nordisk com destaques.
Bolsas europeias em queda — foto ilustrativa Bolsas europeias em queda — foto ilustrativa
The German share price index DAX graph is pictured at the stock exchange in Frankfurt, Germany, November 4, 2025. REUTERS/staff

As bolsas europeias fecharam em queda nesta terça-feira, 4, com crescentes receios de uma possível correção nos mercados acionários, especialmente no setor de tecnologia, nos próximos dois anos. A valorização recente das ações tem gerado preocupação entre investidores.

Perto do fechamento, o índice Stoxx 600 registrou uma queda de 0,41%, alcançando 569,93 pontos. O subíndice europeu de tecnologia (-1,06%) foi um dos principais responsáveis pela retração.

Mercados Europeus em Retração

Em Frankfurt, o DAX caiu 0,77%, terminando o dia a 23.945,64 pontos. Em Paris, o CAC 40 cedeu 0,52%, fechando a 8.067,53 pontos. Em contrapartida, Milão viu o FTSE MIB subir 0,09%, alcançando 43.262,35 pontos. Madri registrou um recuo de 0,15% no Ibex 35, que fechou a 16.012,50 pontos, enquanto Lisboa teve queda de 0,24% no PSI 20, a 8.425,88 pontos.

Gráfico da bolsa europeia indicando queda.
Indicadores europeus em queda.

Preocupações de Wall Street e Resultados Corporativos

O cenário europeu refletiu as preocupações vistas em outros mercados globais. Executivos de grandes instituições financeiras como Capital Group, Goldman Sachs e Morgan Stanley alertaram, durante um evento em Hong Kong, sobre a possibilidade de uma queda de até 15% no Mercado acionário dos EUA nos próximos 12 a 24 meses. Apesar disso, os líderes financeiros consideraram tal ajuste como um movimento “saudável” após o recente rali das ações.

As bolsas europeias foram pressionadas tanto pela perspectiva de correção quanto pela assimilação de resultados corporativos. A Telefónica, em Madri, sofreu uma forte queda de 12,67% após anunciar a redução de seus dividendos para 2026. Em contrapartida, a petrolífera britânica BP teve alta de 1,24% em Londres, impulsionada por resultados trimestrais acima do esperado e o anúncio de um programa de recompra de ações. O FTSE 100 fechou em leve alta de 0,14%, a 9.714,96 pontos, com o mercado ponderando também as declarações da ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, sobre a possibilidade de aumento de impostos.

CEO da Fundstrat analisando o mercado de criptomoedas.
Análise de mercado e projeções.

Novo Nordisk e Outros Destaques

Em Copenhague, a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk viu sua ação cair marginalmente 0,03%, após confirmar uma proposta de aquisição superior para a Metsera, superando a oferta da Pfizer.

A queda generalizada na Europa e a incerteza quanto a correções futuras reforçam a importância de acompanhar os resultados corporativos e as análises de mercado, como as projeções para o desempenho de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, que, segundo a Fundstrat, podem ter uma retomada de força até o fim do ano.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade