Preço do Petróleo Avança Levemente com Alívio Comercial e Sanções Russas

Preço do petróleo Brent e WTI sobe levemente com alívio comercial EUA-China e sanções à Rússia. Analistas divergem sobre impacto.
Plataforma de produção de petróleo em alto mar, relevante para o mercado de energia e preço do petróleo. Plataforma de produção de petróleo em alto mar, relevante para o mercado de energia e preço do petróleo.

Os contratos futuros de petróleo se recuperaram ao longo da sessão desta quinta-feira (30), fechando o dia em leve alta. O mercado ainda avalia o impacto das sanções americanas ao petróleo russo, que impulsionaram a alta de preços na semana passada. O alívio nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China também dá suporte ao sentimento, após o tom mais conservador do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, em Entrevista coletiva ontem, afetar o apetite ao risco.

Na Intercontinental Exchange (ICE), o petróleo tipo Brent com entrega para dezembro encerrou em alta de 0,12%, a US$ 65 por barril. Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o WTI com entrega para o mesmo mês ganhou 0,15%, a US$ 60,57 por barril.

Sanções Russas e Mercado de Petróleo

“Os investidores seguiram a estratégia padrão, que é vender em altas impulsionadas por questões geopolíticas, porque a aplicação das sanções tem sido frouxa nos últimos três anos”, afirma Rebecca Babin, trader sênior de energia da CIBC Private Wealth US.

As exportações combinadas Lukoil e a Rosneft, os dois principais alvos das sanções americanas, respondem por cerca de 5% da produção mundial de petróleo, o equivalente a 5,3 milhões de barris por dia (bpd). Mesmo que as sanções removam 1,5 milhão de barris, isso não necessariamente cria um Mercado muito apertado, avalia Rebecca.

Plataforma da BP no Golfo do México
Plataforma de produção de petróleo em alto mar.

Impacto do Alívio Comercial e Decisão do Fed

O cenário comercial mais ameno entre EUA e China, aliado à postura cautelosa do Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, contribui para um maior otimismo no mercado. Essa combinação de fatores tende a impulsionar a demanda por commodities, incluindo o petróleo. A volatilidade recente nos preços do barril reflete a incerteza global e a influência de eventos geopolíticos e macroeconômicos.

Análise do Cenário Geopolítico e Econômico

A análise do mercado de energia aponta para a necessidade de observar de perto a implementação das sanções contra o petróleo russo. Embora as sanções possam impactar a oferta, a forma como são aplicadas e a capacidade de outros produtores compensarem eventuais reduções na oferta são fatores cruciais. A demanda global por energia, influenciada pela saúde da economia mundial e pela transição energética, também será um determinante importante para os preços do petróleo no médio e longo prazo.

Fonte: Valor Econômico

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade