Pix: BC esclarece papel e reforça segurança contra fraudes

Diretor do BC, Rodrigo Teixeira, afirma que Pix é infraestrutura para inovações privadas e não para competir. Medidas de segurança são reforçadas.
Rodrigo Teixeira, diretor de administração do Banco Central, em evento sobre inovação. Rodrigo Teixeira, diretor de administração do Banco Central, em evento sobre inovação.

O diretor de administração do Banco Central (BC), Rodrigo Teixeira, esclareceu que o Pix foi concebido como uma infraestrutura pública para fomentar inovações no setor privado, e não para competir com ele. A declaração foi feita durante sua participação em um painel sobre inovação no setor público no Festival Curicaca, em Brasília.

“O Pix não é algo para competir ou expulsar o setor privado, muito pelo contrário, o Pix é uma grande inovação que permite que setor privado crie várias inovações sobre essa infraesturutra pública que foi desenvolvida”, afirmou Teixeira.

O sistema de pagamentos instantâneos foi recentemente incluído em uma investigação pelo Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) por supostas “práticas desleais” relacionadas a serviços de pagamento eletrônico.

Rodrigo Teixeira, diretor de administração do Banco Central, em evento sobre inovação.
Rodrigo Teixeira, diretor de administração do Banco Central.

Pix: Inovação que Atingiu Toda a População

Teixeira também ressaltou o alcance e a popularidade do Pix, classificando-o como um “grande exemplo de inovação que atingiu toda a população brasileira”. Ele observou que o sistema de pagamentos se tornou um tópico comum nas conversas cotidianas, demonstrando sua profunda integração no dia a dia dos brasileiros.

Reforço na Segurança e Combate a Fraudes

Em relação às medidas de segurança, o diretor do BC assegurou que a autoridade monetária tem reforçado os requisitos de segurança para os participantes do Pix e intensificado a fiscalização para garantir o cumprimento das regras. Ele destacou que, apesar de ataques cibernéticos recentes, não houve falhas nos sistemas do Banco Central.

Em setembro, o BC publicou novas regras para fortalecer a segurança do sistema financeiro. Essas medidas impuseram requisitos mais rigorosos para Prestadores de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTIs), responsáveis pela conexão de instituições ao sistema Pix, e para outros participantes do sistema de pagamentos instantâneos, como as instituições de pagamento.

Fonte: Valor Econômico

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade