O diretor de administração do Banco Central (BC), Rodrigo Teixeira, esclareceu que o Pix foi concebido como uma infraestrutura pública para fomentar inovações no setor privado, e não para competir com ele. A declaração foi feita durante sua participação em um painel sobre inovação no setor público no Festival Curicaca, em Brasília.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/5/g/GEBKSgQWuNs2HEr8IgAg/rodrigo-alves-teixeira.jpeg" alt=""><figcaption></figcaption></figure>)
“O Pix não é algo para competir ou expulsar o setor privado, muito pelo contrário, o Pix é uma grande inovação que permite que setor privado crie várias inovações sobre essa infraesturutra pública que foi desenvolvida”, afirmou Teixeira.
O sistema de pagamentos instantâneos foi recentemente incluído em uma investigação pelo Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) por supostas “práticas desleais” relacionadas a serviços de pagamento eletrônico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/5/g/GEBKSgQWuNs2HEr8IgAg/rodrigo-alves-teixeira.jpeg)
Pix: Inovação que Atingiu Toda a População
Teixeira também ressaltou o alcance e a popularidade do Pix, classificando-o como um “grande exemplo de inovação que atingiu toda a população brasileira”. Ele observou que o sistema de pagamentos se tornou um tópico comum nas conversas cotidianas, demonstrando sua profunda integração no dia a dia dos brasileiros.
Reforço na Segurança e Combate a Fraudes
Em relação às medidas de segurança, o diretor do BC assegurou que a autoridade monetária tem reforçado os requisitos de segurança para os participantes do Pix e intensificado a fiscalização para garantir o cumprimento das regras. Ele destacou que, apesar de ataques cibernéticos recentes, não houve falhas nos sistemas do Banco Central.
Em setembro, o BC publicou novas regras para fortalecer a segurança do sistema financeiro. Essas medidas impuseram requisitos mais rigorosos para Prestadores de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTIs), responsáveis pela conexão de instituições ao sistema Pix, e para outros participantes do sistema de pagamentos instantâneos, como as instituições de pagamento.
Fonte: Valor Econômico