Petrobras reduz preço do gás natural em 1,7% para distribuidoras em novembro

Petrobras reduz preço do gás natural em 1,7% para distribuidoras a partir de novembro. Saiba os detalhes da atualização e seu impacto.
Petrobras reduz preço gás natural — foto ilustrativa Petrobras reduz preço gás natural — foto ilustrativa

A Petrobras anunciou uma redução de 1,7% no preço médio do gás natural contratado pelas distribuidoras, com vigência a partir de novembro. Esta atualização trimestral reflete as flutuações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Os contratos de fornecimento preveem ajustes trimestrais baseados na variação do preço do Brent e na cotação do dólar. No trimestre que se inicia em novembro, o Brent registrou uma alta de 2,18%, enquanto o real se valorizou 3,83% frente à moeda americana, impactando o preço da molécula do gás.

Histórico de Reduções no Preço da Molécula

Desde dezembro de 2022, a Petrobras acumula uma redução de aproximadamente 33% no preço médio da molécula de gás natural vendida às distribuidoras. As variações específicas podem diferir entre as distribuidoras, dependendo dos produtos contratados.

Gráfico de queda no valor de mercado da Petrobras
Petrobras perde valor de mercado após demissão de Jean Paul Prates.

Composição do Preço Final ao Consumidor

É importante notar que o preço final do gás natural pago pelo consumidor não se limita à molécula vendida pela Petrobras. Ele é influenciado por diversos fatores, incluindo custos de transporte, o portfólio de suprimento de cada distribuidora, suas margens operacionais, impostos federais e Estaduais. As tarifas finais ao consumidor também são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais.

Esclarecimento sobre GLP

A Petrobras ressalta que a redução de preço anunciada para novembro não abrange o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, seja ele envasado em botijões ou comercializado a granel.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade