Petrobras Anuncia Novo PDV para Funcionários Aposentados

Petrobras lança novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) para funcionários aposentados. Saiba os detalhes e o impacto na gestão da estatal.
Programa de Demissão Voluntária Petrobras — foto ilustrativa Programa de Demissão Voluntária Petrobras — foto ilustrativa

A Petrobras está prestes a lançar um Programa de Demissão Voluntária (PDV) direcionado a funcionários que já se aposentaram, mas continuam prestando serviços à companhia. Esta iniciativa marca o primeiro PDV desde 2019, num momento em que o percentual de empregados com 20 anos ou mais de serviço atingiu 23% do total em 2024, o maior índice desde 2020.

A notícia foi inicialmente divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O programa já obteve aprovação da Diretoria executiva e aguarda apreciação do Conselho de Administração em 31 de julho. Fontes internas indicam que a aprovação pelo Conselho é provável, apesar de a iniciativa ter surpreendido parte da alta cúpula da empresa, que não esperava um programa deste porte neste momento.

A divulgação do PDV ocorre poucos dias após a Petrobras obter autorização para iniciar a perfuração de um poço na Bacia da Foz do Amazonas, na estratégica Margem Equatorial. A empresa busca otimizar sua estrutura de custos e alinhar o quadro de pessoal às suas necessidades operacionais.

Gestão de Efetivo e Planejamento

Em resposta à consulta sobre o tema, a Petrobras declarou que avalia continuamente sua estratégia de gestão de efetivo, considerando tanto as necessidades de contratação quanto de desligamento. A companhia afirmou que qualquer decisão relativa a programas de incentivo à Aposentadoria será submetida às instâncias decisórias competentes e comunicada à força de trabalho.

Atualmente, a Petrobras conta com 41.778 empregados. A área de Exploração & Produção lidera o número de funcionários, com 17.199, seguida por Refino e Transporte, com 9.186. O quadro total de empregados tem apresentado crescimento nos últimos anos, passando de 38.682 em 2022 para 40.213 em 2023 e 41.778 em 2024.

O número de desligamentos voluntários, que inclui PDVs e outras modalidades, tem diminuído ao longo dos anos. Em 2020, foram 4.980 desligamentos, caindo para 2.847 em 2021, 756 em 2022, 744 em 2023 e 444 em 2024. Deste último total, 141 saíram por meio do Programa de Aposentadoria Incentivada. As contratações, por outro lado, apresentaram um salto, de 73 em 2020 para 2.275 em 2023 e 2.009 em 2024.

Funcionários da Petrobras em reunião
Novos programas de gestão de pessoal são analisados pela diretoria da Petrobras.

Detalhes do Novo PDV

Fontes próximas à companhia indicam que o novo PDV oferecerá um prêmio financeiro aos participantes. Os detalhes específicos sobre o valor do prêmio e as condições para adesão serão debatidos e definidos ao longo da próxima semana, segundo informações de bastidores. A expectativa é que esta medida contribua para a reestruturação da força de trabalho e para a eficiência operacional da estatal.

Plataforma de petróleo da Petrobras
A Petrobras busca otimizar custos com novos programas de gestão.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade