Pacheco: Indicação para STF é de Lula e deve ser respeitada

Rodrigo Pacheco honrado com apoios para vaga no STF, mas reitera que indicação é do presidente Lula e deve ser respeitada. Saiba mais.
Rodrigo Pacheco STF — foto ilustrativa Rodrigo Pacheco STF — foto ilustrativa

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um dos nomes cogitados para a futura vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), expressou gratidão pelo apoio de colegas parlamentares. No entanto, ele ressaltou que não há espaço para especulações sobre quem ocupará a cadeira deixada pela Aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

Pacheco enfatizou que a decisão é de exclusiva competência do presidente Lula, e que a escolha deve ser acatada, independentemente de qual seja. Citando uma fala do ministro Flávio Dino, ele comparou a situação a não se fazer campanha para um convite, mas também não o recusar.

Indicação Presidencial e Nomes em Discussão

Internamente, Lula teria manifestado a aliados a intenção de indicar o atual titular da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o STF. A expectativa é que o anúncio oficial ocorra ainda nesta semana, apesar da forte pressão que alguns setores exercem em favor de Pacheco.

Diante dos apoios que tem recebido no meio político, Pacheco declarou que é difícil comentar o assunto, mas que se sente profundamente honrado e satisfeito com as manifestações de reconhecimento pelo seu trabalho no Parlamento e por pessoas ligadas à área jurídica, inclusive do próprio STF.

Rodrigo Pacheco em evento no Senado Federal.
Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se manifestou sobre a indicação para o STF.

“São manifestações que surgem daqueles que convivem comigo e conhecem meu trabalho no Parlamento, igualmente pessoas vinculadas à Justiça, pessoas do próprio STF, que têm reconhecimento e apreço por mim, mas são manifestações. Essa é uma decisão do presidente Lula que deve ser respeitada qualquer que seja ela”, reiterou.

O senador reafirmou o compromisso com seu mandato atual. “O compromisso que eu tenho é com o mandato do Senado, é o que nós temos para hoje”, declarou.

Avaliação de Concorrentes e Próximos Passos

Ao ser questionado sobre o nome de Jorge Messias, cotado para a vaga e próximo ao presidente Lula, Pacheco ofereceu elogios. “Alguém muito bem preparado, presta um bom serviço à AGU. Só tenho elogios a fazer ao Messias”, disse.

Pacheco também mencionou o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), destacando sua trajetória como egresso do Senado e aprovado em concurso público da Casa. “É alguém também por quem nós temos muito apreço”, completou.

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF).
A indicação para o STF é uma prerrogativa exclusiva do presidente da República.

Fonte: Folha de S.Paulo

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade