Motta rebate críticas de Lula ao Congresso: “Crítica foi à extrema direita”

Hugo Motta rebate críticas de Lula ao Congresso, afirmando que a crítica do presidente foi direcionada à extrema direita e não à instituição.
Motta rebate crítica de Lula ao Congresso — foto ilustrativa Motta rebate crítica de Lula ao Congresso — foto ilustrativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), respondeu nesta quarta-feira (15) às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Congresso Nacional. Durante um evento no Rio de Janeiro, Lula afirmou que o Parlamento “nunca teve um nível tão baixo” e classificou parte da extrema direita eleita em 2022 como “o que existe de pior”.

Motta, que estava presente no palanque no momento da fala, comentou a declaração posteriormente. Segundo ele, as palavras do presidente devem ser entendidas dentro do contexto político atual e não como uma crítica à instituição como um todo. Ele avalia que a polarização entre o governo e a extrema direita tem levado a Críticas que ultrapassam o tom adequado.

Repercussão das declarações de Lula

O deputado ponderou que, se Lula de fato quis se referir ao Congresso de forma ampla, ele discorda totalmente da avaliação. “Quando o presidente se referiu ao Congresso, acredito que sua crítica tenha sido mais direcionada à extrema direita. Se, no entanto, ele quis se referir ao Congresso como um todo, eu discordo plenamente, porque foi um Congresso que aprovou quase tudo o que o Governo enviou — claro, com modificações —, mas que esteve ao lado, principalmente, da agenda econômica do governo”, disse.

Motta defendeu moderação no debate político e afirmou que não pretende alimentar disputas ideológicas. “Temos que ter muita tranquilidade e equilíbrio para não entrar em narrativas de um extremo ou de outro, porque isso pode prejudicar o dia a dia de quem precisa ter isenção para conduzir a Casa”, concluiu.

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, em evento público.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, defende a instituição após críticas de Lula.

Contexto da fala de Lula sobre o Congresso

As declarações do presidente Lula ocorreram durante cerimônia em comemoração ao Dia dos Professores, no Rio de Janeiro. No evento, Lula discursou em tom político, criticou parlamentares de direita e chegou a citar nominalmente Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. O petista também afirmou que “o país não pode permitir que a direita volte ao poder” e defendeu que pessoas insatisfeitas com a política ingressem na vida pública para “mudar o futuro do país”.

Antes das Críticas de Lula, Hugo Motta havia discursado e foi vaiado pela plateia, que protestou contra o projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, Lula se levantou e demonstrou apoio ao presidente da Câmara.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade