Moraes intima Defensoria para defender Eduardo Bolsonaro em caso de coação

Alexandre de Moraes intima Defensoria Pública para defender Eduardo Bolsonaro em denúncia de coação em processo judicial. Entenda o caso.
Eduardo Bolsonaro — foto ilustrativa Eduardo Bolsonaro — foto ilustrativa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Defensoria Pública da União (DPU) apresente a Defesa prévia do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em uma denúncia que o acusa de coação no curso do processo.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Eduardo Bolsonaro e o youtuber Paulo Figueiredo no mês passado. A acusação centraliza-se na atuação de Eduardo para interferir em um processo judicial relacionado a um suposto golpe de Estado, no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de Prisão.

Atuação de Eduardo Bolsonaro na Denúncia da PGR

Segundo a PGR, Eduardo Bolsonaro teria buscado o governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, para pressionar por sanções e tarifas contra o Brasil e autoridades do Judiciário como forma de retaliação ao julgamento.

Diante da informação de que o filho de Jair Bolsonaro encontrava-se nos Estados Unidos, Alexandre de Moraes determinou a notificação de Eduardo por edital. Na ocasião, o ministro salientou que o parlamentar estaria fora do país para evitar a lei penal brasileira.

Eduardo Bolsonaro em sessão na Câmara dos Deputados.
Deputado federal Eduardo Bolsonaro em novembro de 2023.

Intimação da Defensoria Pública da União

Apesar da notificação por edital, Eduardo Bolsonaro não apresentou sua Defesa prévia. Conforme previsto em lei, o ministro Moraes intimou a DPU para que atue na apresentação da defesa em nome do parlamentar. O prazo estabelecido para esta resposta é de 15 dias úteis.

Com a manifestação da defensoria, o ministro do STF poderá dar prosseguimento ao caso. A Corte então deliberará se aceita a denúncia contra Eduardo Bolsonaro, o que o tornaria réu pela acusação de coação em processo judicial, ou se optará pelo arquivamento da ação.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade