Ministro desconhece fundo de recursos do petróleo para transição energética

Ministro Alexandre Silveira afirma desconhecer fundo de recursos do petróleo para transição energética, contrastando com anúncio de Lula.
fundo de recursos do petróleo transição energética — foto ilustrativa fundo de recursos do petróleo transição energética — foto ilustrativa

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta sexta-feira (07) que desconhece a criação de um novo fundo com recursos provenientes da exploração de petróleo destinado a ações socioambientais e ao combate às mudanças climáticas. A declaração surge após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter mencionado a possibilidade de um mecanismo semelhante.

Lula anuncia Fundo para Transição Energética

Em discurso realizado pela manhã, Lula afirmou que “direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento”. Ele acrescentou que “o Brasil estabelecerá um Fundo dessa natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover Justiça climática”.

Presidente Lula discursando em evento sobre transição energética
Presidente Lula defende uso de recursos do petróleo para transição energética.

Contexto Histórico e Fundo Social

Em sequência ao anúncio, Lula mencionou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que contaria com capital misto, público e privado. É importante notar que este mecanismo não prevê a entrada de recursos oriundos da exploração petrolífera. A ideia de usar verbas do petróleo para políticas públicas não é nova, sendo parcialmente implementada pelo Fundo Social, criado em 2010.

Plataforma de petróleo em operação, simbolizando recursos da exploração
Recursos do petróleo podem ser direcionados para iniciativas de transição energética.

Análise da Declaração e Próximos Passos

A declaração de Alexandre Silveira indica uma possível divergência ou falta de alinhamento entre o Ministério de Minas e Energia e a Presidência da República sobre os detalhes e a operacionalização de um fundo com tais características. A viabilidade e a estrutura exata de um fundo que utilize recursos do petróleo para transição energética ainda são incertas. Especialistas em energia e finanças públicas aguardam mais detalhes sobre como tal fundo seria constituído e gerido, bem como seu impacto no orçamento e nas metas climáticas do Brasil.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade