Lula defende universalização do Pé-de-Meia e prevê conflito com o mercado

Lula defende universalização do Pé-de-Meia e prevê conflito com o mercado financeiro. Presidente quer expandir programa de incentivo à educação.
universalização do Pé-de-Meia — foto ilustrativa universalização do Pé-de-Meia — foto ilustrativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a universalização do programa Pé-de-Meia, um incentivo financeiro para estudantes do ensino médio. Lula afirmou que pretende discutir a expansão do programa com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Camilo Santana (Educação).

Universalização do Pé-de-Meia

As declarações foram feitas durante um encontro com alunos da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), em São Bernardo do Campo (SP). Acompanhado pelos ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Lula enfatizou a importância do programa.

“Um governo que deixa o menino ou a menina desistir da escola por Falta de incentivo financeiro não é governo. É uma tranqueira. E por isso, nós aprovamos o Pé-de-Meia, que já atende quatro milhões”, declarou o presidente.

Lula destacou que, embora o programa atenda atualmente a quatro milhões de estudantes, existem seis milhões de alunos no ensino médio. Ele planeja discutir com Haddad e Camilo Santana a extensão do benefício para todos, pois, segundo ele, “dentro da mesma sala de aula, tem um aluno que recebe o Pé-de-Meia e outro que não recebe. E às vezes a diferença de salário é de 50 centavos”.

Previsão de conflito com o mercado financeiro

O presidente antecipou que a proposta de universalização do Pé-de-Meia pode gerar atritos com o Mercado financeiro. “Então, nós precisamos aprovar a universalização do Pé-de-Meia, para que todas as pessoas possam ter o direito de estudar. É difícil. A Faria Lima vai brigar com a gente”, afirmou. Lula considera a educação um pilar fundamental para o desenvolvimento do país.

Ele contrapôs a visão de gastos com a de investimento: “Os banqueiros vão reclamar. Nossa, esse Governo está gastando R$ 13 bilhões com o Pé-de-Meia. Poderia estar aqui na Faria Lima para a gente ganhar mais dinheiro. E nós não estamos gastando. Gastando a gente estaria se o dinheiro fosse para eles. Nós estamos investindo”.

Apoio a cursinhos populares

O evento em São Bernardo do Campo também marcou o anúncio de um investimento de R$ 108 milhões do governo federal em um edital para apoiar até 500 cursinhos populares e comunitários. A iniciativa, voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visa fortalecer o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. A CPOP, criada pelo Ministério da Educação, é uma das beneficiadas por esse tipo de iniciativa, oferecendo preparo para o Enem.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade