Lula e Trump se reúnem sobre tarifas; presidente brasileiro brinca com bolo de aniversário

Presidentes Lula e Trump se encontram na Malásia para discutir tarifas. Lula brinca sobre seu aniversário e a possibilidade de ‘comer um pedaço do bolo’ antes da reunião.
Lula Trump tarifas — foto ilustrativa Lula Trump tarifas — foto ilustrativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou com bom humor sobre o encontro diplomático com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que discutiria as tarifas de 50% impostas pela Casa Branca sobre produtos brasileiros.

Lula brinca sobre aniversário e encontro com Trump

Questionado por jornalistas se convidaria Donald Trump para a comemoração de seu aniversário, Lula respondeu de forma descontraída: “Acho que ele pode comer um pedacinho do bolo.” Lula completou 80 anos na segunda-feira (27), e a reunião com Trump ocorreu no domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia.

O foco do encontro era a discussão das tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros. O presidente brasileiro demonstrou pragmatismo ao afirmar que compareceu com a disposição de encontrar uma solução para os impasses comerciais.

Presidente Lula em encontro diplomático
Presidente Lula em reunião diplomática.

Diálogo e redução de tarifas entre Brasil e EUA

“Não há exigências de nenhum dos lados. Vamos colocar os problemas na mesa e tentar resolver. Pode ter certeza que vai ter solução”, declarou Lula após receber o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Nacional da Malásia. O presidente americano também confirmou a intenção de participar da reunião e disse estar aberto a discutir a redução das tarifas “sob as circunstâncias certas”.

Críticas ao protecionismo e defesa do multilateralismo

Durante seu discurso em Kuala Lumpur, Lula aproveitou para criticar o uso de tarifas como instrumento político, defendendo o multilateralismo nas relações internacionais. Ele enfatizou que “Tarifas não são mecanismos de coerção. Nações que não se dobraram ao colonialismo e à Guerra Fria não se intimidarão diante de ameaças irresponsáveis”, declarou.

Nos bastidores, o Governo brasileiro buscava dissociar a pauta econômica da tensão política envolvendo a condenação de Jair Bolsonaro, que teria sido o motivo alegado por Trump para o aumento das tarifas. A estratégia do Planalto era manter o diálogo comercial aberto, evitando que questões políticas interfiram nas negociações.

O encontro entre Lula e Trump ocorreu paralelamente à 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).

Lula e Trump em evento internacional
Presidentes Lula e Trump em evento internacional.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade