Lula se oferece como interlocutor de Trump com Maduro, diz chanceler

Mauro Vieira revela que Lula se prontificou a Trump a ser interlocutor com Maduro. Saiba os detalhes e o contexto da crise entre EUA e Venezuela.
Lula interlocutor Trump Venezuela — foto ilustrativa Lula interlocutor Trump Venezuela — foto ilustrativa
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante entrevsta coletiva na sede da ONU em Nova York 13/10/2023 REUTERS/Brendan McDermid

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se prontificou ao então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a atuar como um canal de comunicação com o líder venezuelano, Nicolás Maduro. A declaração ocorreu durante um encontro entre os líderes na Malásia, onde Trump ressaltou a importância da relação com o Brasil.

Brasil como Interlocutor na América do Sul

Segundo Vieira, o presidente Lula abordou a questão e destacou a América do Sul como uma região de paz. Ele se ofereceu para ser um contato, um interlocutor, assim como já foi no passado, com a Venezuela. O objetivo é buscar soluções mutuamente aceitáveis e adequadas entre os dois países, com o Brasil disposto a promover a paz e o entendimento.

Lula e Trump em reunião diplomática
Presidente Lula e Donald Trump em encontro diplomático.

Contexto da Crise entre EUA e Venezuela

A oferta de mediação surge em um contexto de tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Anteriormente, Trump havia feito Críticas a navios venezuelanos, alegando combate ao narcotráfico internacional. Relatos da rede CNN indicam que a Casa Branca estaria considerando ataques a instalações de produção de cocaína e rotas de tráfico de drogas dentro do território venezuelano, além de uma abordagem diplomática.

Reunião de líderes na Cúpula da ASEAN
Encontro de líderes na Cúpula da ASEAN.

O Papel do Brasil nas Relações Internacionais

A postura do Brasil, sob a Liderança de Lula, em se colocar como um mediador em conflitos regionais reforça a política externa do país de atuar como um promotor da paz e da estabilidade. A disposição em intermediar o diálogo entre os EUA e a Venezuela demonstra um esforço para encontrar caminhos pacíficos e cooperativos na busca por soluções para questões complexas. A atuação do Brasil como interlocutor pode abrir novas perspectivas para a resolução de tensões diplomáticas na América Latina.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade