O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a América Latina precisa se consolidar como um continente independente. Em discurso em São Bernardo do Campo (SP), Lula declarou que “nunca mais um presidente de outro país deve ousar falar grosso com o Brasil“. A declaração ocorre em um momento de negociações entre Brasil e Estados Unidos sobre tarifas de importação aplicadas pelo governo norte-americano, embora o presidente não tenha citado nominalmente Donald Trump.
“Nós fizemos a Universidade Foz do Iguaçu da América Latina. A gente quer formar uma doutrina latino-americana, com professor latino-americano, com estudantes latino-americanos, para que a gente possa sonhar que esse continente um dia vai ser independente. Que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil, por que a gente não vai aceitar”, disse Lula para estudantes de cursinhos populares.
Relações Regionais e Autonomia Política
O presidente defendeu o fortalecimento das relações regionais e a busca por autonomia política e econômica para o Brasil. “Queremos um continente que se respeite, que tenha consciência de seu papel e que nunca mais precise pedir licença para sonhar”, destacou o petista.
Durante o evento, Lula anunciou a expansão da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) para 2026, com o objetivo de ampliar o Acesso de jovens às universidades. Ele estava acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda).
Negociações Comerciais com os EUA
Na última quinta-feira (16), o chanceler Mauro Vieira se reuniu em Washington com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para discutir as tarifas de até 50% impostas sobre produtos brasileiros. O encontro, classificado como realizado em clima “excelente”, não resultou em soluções imediatas, mas estabeleceu canais de negociação para a questão, conhecida como “tarifaço”.
A crise comercial persiste, e ainda não há data definida para uma reunião presencial entre Lula e Donald Trump para debater o assunto. No entanto, há expectativas de um possível encontro entre os presidentes na Malásia.
Agenda Internacional de Lula
Lula viaja na sexta-feira (24) para a Malásia, onde participará da reunião da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), que ocorre entre 26 e 28 de outubro. Existe a possibilidade de uma agenda com Donald Trump durante a estadia do presidente brasileiro no país asiático, onde ambos os líderes estarão presentes.
Fonte: InfoMoney