O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (15) que a reunião entre representantes do Governo brasileiro e americano para tratar do tarifaço e das sanções a autoridades brasileiras ocorrerá nesta quinta-feira (16). A conversa abordará questões comerciais e diplomáticas entre os dois países.


Durante um evento no Rio de Janeiro, Lula fez referência à ligação que teve com Donald Trump na semana passada, mencionando a declaração do ex-presidente americano na Assembleia Geral da ONU sobre ter tido uma “química excelente” com ele. Em resposta, Lula declarou:
“Eu comecei a falar o que eu deveria falar. Aí, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã [quinta], vamos ter uma conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês porque a relação humana é química”, afirmou.
Lula detalhou a conversa telefônica com Trump, que o ligou:
“Ele me ligou e eu disse: ‘Eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Eu estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer 80 anos dia 14 de junho, porque eu tinha pesquisado. Significa que sou oito meses mais velho que você. Então, vamos nos tratar de ‘você’, sem liturgia”, contou.
O presidente relembrou o breve encontro na ONU, onde, segundo ele, “não se conheciam e estavam ‘de mal'”. “Eu não conhecia ele. E tinha gerado uma química na ONU, 29 segundos, sabe?”, disse Lula.
Pontos de Negociação e Relações Internacionais
Antes da confirmação de Lula, a possibilidade do encontro entre os representantes brasileiros e americanos nesta quinta-feira já havia sido antecipada. Segundo apuração, Trump sinalizou, durante um encontro com o presidente da Argentina, Javier Milei, um dos pontos que deseja negociar com o Brasil: a possibilidade de substituição do dólar por uma moeda comum entre os países que integram o Brics.
O Brics é um grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo, buscando maior cooperação e autonomia em suas relações comerciais.

Anúncio da Carteira Nacional Docente
As declarações de Lula ocorreram durante um evento no Rio de Janeiro em comemoração ao Dia do Professor. Na ocasião, o Executivo anunciou a abertura do sistema de solicitação da “Carteira Nacional Docente do Docente (CNDB)”, uma iniciativa que visa valorizar a profissão e oferecer novas oportunidades aos educadores.

Fonte: G1