O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicará artigos em 50 países, incluindo Estados Unidos, França, Japão e Itália, nesta quinta-feira, 6. O objetivo é exigir “concretude” nas ações a serem apresentadas na COP-30, conferência climática da ONU que ocorrerá em Belém (PA) a partir da próxima segunda-feira, 10.
Artigo Global: “Chega de Promessas” na Agenda Climática
Nos textos direcionados à imprensa Internacional, Lula adotará o lema “chega de promessas” na agenda do clima. O presidente abordará a ética global e defenderá a criação de um fundo de financiamento para florestas, além de investimentos em transição energética.
Lula Pede Contribuição Global para Sustentabilidade da Amazônia
A iniciativa de Lula segue o tom de sua recente Entrevista a jornalistas estrangeiros. Às vésperas da COP-30, em Belém, o petista ressaltou que, embora o mundo esteja voltando seus olhares para a Amazônia, é necessária uma contribuição global ativa. “A gente está obrigando o mundo a olhar a Amazônia com os olhos que deve olhar a Amazônia”, declarou Lula. Ele enfatizou que a manutenção da floresta em pé exige sustentação econômica, educacional e de saúde para as populações que a protegem.
Fonte: Estadão