Lula defende exploração de petróleo na Margem Equatorial

Lula defende exploração de petróleo na Margem Equatorial, mas ressalta a necessidade de transição energética. Entenda os argumentos e o papel da Petrobras.
exploração de petróleo na Margem Equatorial — foto ilustrativa exploração de petróleo na Margem Equatorial — foto ilustrativa
Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva speaks during a joint press conference with Indonesia’s President Prabowo Subianto following their meeting at Merdeka Palace in Jakarta, Indonesia, October 23, 2025. REUTERS/Willy Kurniawan

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou a Polêmica em torno da exploração de petróleo na Margem Equatorial, na bacia do rio Amazonas, defendendo a pesquisa pela Petrobras. Lula afirmou que a transição para longe dos combustíveis fósseis não pode ser imediata.

“Tem uma celeuma no Brasil sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial. Foi dada licença do Ibama para que a Petrobras comece a fazer pesquisa. Tenho dito que não é possível ninguém abrir mão do combustível fóssil do dia para a noite”, declarou o presidente.

Transição Energética e Exploração de Petróleo

Lula enfatizou a necessidade de um plano para o fim do uso de combustíveis fósseis, mas ressaltou a importância da pesquisa na Margem Equatorial com responsabilidade ambiental. “É preciso construir o fim da utilização do combustível fóssil. Por isso precisamos pesquisar a Margem Equatorial com o cuidado que o Meio Ambiente, com a responsabilidade que o Brasil tem de mostrar ser o País mais perfeito do ponto de vista da transição energética no mundo.”, disse.

A declaração ocorreu durante uma reunião no Palácio do Planalto com representantes da Mercedes-Benz, que contou também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do Trabalho, Luiz Marinho.

O Papel do Biocombustível e do Petróleo

Em conversa com o ministro Alexandre Silveira sobre a política de biocombustíveis, Lula ouviu que o setor é para o Brasil o que o petróleo é para a Arábia Saudita. O ministro destacou o protagonismo brasileiro na descarbonização global. “O biocombustível é para o Brasil o que o petróleo é para a Arábia Saudita. O equilíbrio entre as políticas públicas do petróleo e do biocombustível é que faz com que o Brasil chegue à COP de forma altiva, mostrando que Brasil é grande protagonista da descarbonização do planeta”, afirmou Silveira.

O ministro também comentou que, enquanto o mundo demandar petróleo, o Brasil não pode abrir mão dessa riqueza para combater a miséria e a fome. “Enquanto o mundo demandar petróleo, Brasil não pode abrir mão da riqueza, desse mineral importante, para continuarmos a combater a miséria, a fome, entregando o País com o legado que o senhor (Lula) tem entregado”, disse.

Petrobras como Empresa de Energia

Lula vislumbra a Petrobras se tornando uma empresa de energia, indo além da exploração de petróleo. A aprovação da lei do “combustível do futuro” impulsionará essa transformação. “Depois que aprovamos (a lei do) combustível do futuro, toda a matriz energética nossa vai mudar. Vamos continuar usando petróleo enquanto for necessário. Mas é importante: a Petrobras é tão importante para o Brasil que é mais que uma empresa de petróleo. Ela vai se transformar, com o tempo, em uma empresa de energia. E aí o sucesso será total e absoluto”, declarou o presidente.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade