Lula critica dólar e propõe moedas nacionais em comércio exterior

Lula critica o domínio do dólar e propõe negociações em moedas nacionais, como real e rúpia, em comércio exterior, antes de encontro com Trump.
Lula critica dólar — foto ilustrativa Lula critica dólar — foto ilustrativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs ao presidente indonésio, Prabowo Subianto, que o comércio entre Brasil e Indonésia seja realizado em moedas nacionais, como o real e a rúpia indonésia. A sugestão foi feita durante uma visita a Jacarta, capital do principal parceiro comercial brasileiro no sudeste asiático. Em 2023, o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou US$ 6,3 bilhões, com um superávit para o Brasil de US$ 2,6 bilhões.

Proposta de desdolarização em bloco

A ideia de abandonar o dólar nas trocas comerciais entre os países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) tem sido uma bandeira recorrente para o presidente Lula. Contudo, ele ainda não detalhou como a moeda americana seria efetivamente substituída na formação de reservas cambiais internacionais.

A questão central reside na aceitação de outras moedas. Falta clareza sobre se países fora do bloco aceitariam moedas como o real ou a rúpia em suas transações comerciais com o Brasil e outras economias emergentes. Também não foi explicado se o Brasil passaria a acumular reservas em rúpia indonésia e se a Indonésia faria o mesmo com o real.

O yuan chinês poderia, hipoteticamente, desempenhar esse papel. Os chineses, em particular, poderiam ver essa proposta com bons olhos, embora eles mesmos mantenham grandes volumes de dólares em suas reservas cambiais.

Críticas ao predomínio do dólar

Durante a reunião com o presidente indonésio, o presidente brasileiro reiterou suas Críticas ao domínio do dólar nas transações internacionais e na formação de reservas cambiais. A declaração ocorreu pouco antes de um encontro agendado entre Lula e o ex-presidente americano Donald Trump, previsto para ocorrer em Kuala Lumpur, Malásia, durante a 47ª Cúpula de Líderes da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Não há informações se conselheiros diplomáticos foram consultados antes das declarações de Lula.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade