O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (21) em uma viagem estratégica para a Indonésia e a Malásia, com o objetivo de participar da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Um dos pontos de maior expectativa na agenda internacional do presidente é a possibilidade de um encontro bilateral reservado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.



Auxiliares presidenciais indicam que há disposição mútua para a realização deste encontro, que poderia ocorrer na Malásia. As equipes de ambos os líderes estão empenhadas em alinhar as agendas para oficializar o compromisso. O Itamaraty reservou parte do domingo (26) para reuniões bilaterais, mas até o momento, apenas um encontro com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, estava confirmado.

‘Reorganizar a relação’ e pautas comerciais
Uma reunião presencial entre Lula e Trump seria a primeira formal desde o início da crise diplomática e comercial, marcada pela imposição de tarifas americanas sobre produtos brasileiros. O Governo brasileiro vê este possível encontro como uma oportunidade de redefinir a relação bilateral e a pauta de discussões entre os dois países.
A relação, que enfrentou meses de tensão, especialmente após o anúncio de tarifas de 50% sobre importações brasileiras em julho, tem mostrado sinais de distensão. Uma reunião anterior entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, foi classificada como produtiva e amigável. Lula já solicitou a Trump a revogação das tarifas em conversas anteriores, um apelo que deve ser reforçado em um eventual encontro presencial. Outros temas em discussão podem incluir as medidas restritivas contra autoridades brasileiras e as políticas americanas em relação à Venezuela e Colômbia, áreas onde Lula mantém posições contrárias a eventuais intervenções.

Itinerário na Ásia
A viagem de uma semana do presidente Lula começa na Indonésia, com desembarque previsto para quarta-feira (22). Na agenda, estão encontros com empresários na quinta-feira (23) e uma visita à sede da ASEAN na sexta-feira (24).
Em seguida, Lula se dirige à Malásia, onde participará de reuniões privadas e uma visita oficial com cerimônia de assinatura de atos no sábado (25). O domingo (26) será marcado pela abertura da cúpula da ASEAN, reuniões empresariais e o encontro com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

A possibilidade do encontro com Donald Trump também se concentra neste domingo. O embaixador everton Frask Lucero destacou que há espaço na agenda de Lula na manhã de domingo para tal reunião, que, se confirmada, será um marco nas relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Fonte: G1