Lira pede ao Senado ‘responsabilidade’ em IR após Renan virar relator

Arthur Lira pede ao Senado que evite ‘politicagem’ na isenção do Imposto de Renda após Renan Calheiros ser escolhido relator. Entenda o caso.
Isenção Imposto de Renda — foto ilustrativa Isenção Imposto de Renda — foto ilustrativa

O ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) solicitou ao Senado que evite a “politicagem” no projeto de isenção do Imposto de Renda (IR). A declaração surge após o senador Renan Calheiros (MDB-AL), rival político de Lira no estado, ter sido escolhido como o responsável por elaborar o parecer sobre o texto.

“Que no Senado o projeto do IR seja relatado de forma responsável. O texto que está pronto, foi construído com muito trabalho e diálogo, inclusive com o Governo, e aprovado na Câmara por unanimidade dentro do prazo. Que não se faça politicagem com um assunto tão relevante”, declarou Lira, que foi o relator do projeto na Câmara.

Na semana passada, os deputados aprovaram o projeto por unanimidade, com 493 votos favoráveis. O tema da isenção do IR é tratado como prioridade pelo governo federal, que visa que a medida já valha para a declaração de 2026.

Contexto da Escolha de Renan Calheiros e a Reação de Lira

No dia da aprovação do texto na Câmara, Arthur Lira já havia manifestado sua insatisfação com o avanço de um projeto alternativo de isenção do IR no Senado. Renan Calheiros, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), articulou a aprovação de um projeto similar em sua comissão, enquanto a Câmara ainda debatia a proposta relatada por Lira.

“— No Senado fizeram até na frente (projeto do IR do senador Renan Calheiros). Não vi nenhuma cobrança no Senado na Reforma Tributária – disse Lira na semana passada, criticando o que percebeu como um movimento do Senado em antecipar o debate sobre a isenção.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade