O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como a “cereja do bolo da renovação política” brasileira, em discurso a empresários. Kassab sinalizou que o PSD apoiará uma eventual candidatura de Tarcísio à Presidência, mesmo com pré-candidatos próprios, caso o governador decida disputar o Planalto em vez da reeleição em São Paulo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/t/A/6Qiu1LQWAzphbGQ1QXFg/img-8984-copia.jpg" alt=""><figcaption></figcaption></figure>)
Para Kassab, as eleições de 2026 representarão a “primeira parte” de um processo de renovação política que deve se estender por “20, 30 anos”. Ele citou governadores do PSD, como Ratinho Junior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), como pré-candidatos “preparadíssimos”, mas reiterou a “Parceria com Tarcísio”.
Unidade da Centro-Direita em 2026
Presente no evento, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), questionou a unidade da centro-direita para 2026, afirmando que “vai depender muito do nome que for apresentado”. Rossi ressaltou que o MDB mantém diálogo com “partidos de centro, de centro-direita”, mas também com legendas de centro-esquerda, e que a escolha do candidato mais viável será crucial para aglutinar forças.
O MDB possui três ministros na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Simone Tebet no Planejamento, Jader Filho em Cidades e Renan Filho em Transportes), o que evidencia a capacidade do partido de dialogar com diferentes espectros políticos, incluindo o PT e o PL.
Baleia Rossi confirmou o compromisso do MDB em apoiar a reeleição do governador Tarcísio de Freitas em São Paulo, consolidando a parceria para 2026.
Mensagem contra novos impostos
O presidente do MDB buscou minimizar a derrota do governo federal na MP do IOF, derrubada pela Câmara, mas interpretou o episódio como um recado claro ao presidente Lula. “Na verdade, não há nenhum clima para votar qualquer projeto que signifique aumento de impostos no país”, declarou Rossi, enfatizando que a posição não é de oposição ao governo, mas sim um reflexo do cenário político.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/t/A/6Qiu1LQWAzphbGQ1QXFg/img-8984-copia.jpg)
Fonte: Valor Econômico