Investidores dos Estados Unidos estão demonstrando um interesse crescente em ações japonesas, especialmente nos setores de tecnologia e inteligência artificial. Essa migração é impulsionada pelos retornos mais atrativos oferecidos pelo mercado japonês em comparação com o americano, segundo análise do Goldman Sachs.
Bruce Kirk, estrategista-chefe de ações japonesas do banco, observou que o fluxo de investimentos dos EUA para o Japão está no ritmo mais acelerado desde o período conhecido como Abenomics. A participação de investidores americanos em ações japonesas atingiu o nível mais alto desde outubro de 2022, com Kirk relatando um aumento significativo nas solicitações de reuniões e informações.
https://www.youtube.com/watch?v=sQ2h17A71Xo
Alta do Nikkei Atrai Capital Estrangeiro
O desempenho robusto das ações japonesas, medido em dólares, tem sido um fator chave para a entrada de capital dos EUA. O índice de referência Nikkei 225 registrou uma valorização de aproximadamente 30% em dólar neste ano. Esse resultado supera significativamente o ganho de 14% do índice S&P 500 americano. A valorização do iene em 2,5% e o otimismo gerado por políticas de estímulo, lideradas pela primeira-ministra Sanae Takaichi, também contribuíram para esse cenário.
Mudança de Foco: Ações de Crescimento em Alta
O aumento da participação de fundos americanos pode sinalizar um ponto de Virada para o mercado acionário japonês. Há uma tendência de maior foco em ações de crescimento, em detrimento das ações de valor, que dominaram o mercado nos últimos quatro anos, impulsionadas por iniciativas da Bolsa de Tóquio e do governo japonês.
“É muito significativo que haja mais participação dos EUA, e eles tendem a se concentrar em temas relacionados a tecnologia e IA”, destacou Kirk em Entrevista recente.
Potencial para Mais Investimentos e Possível Consolidação
Kirk vislumbra um potencial de entrada ainda maior de fundos estrangeiros. As posições líquidas de investidores globais em ações japonesas ainda se encontram em patamares baixos, quando comparadas ao pico da era Abenomics, indicando espaço para novas compras. A contínua necessidade de diversificação por parte dos investidores globais é vista como um fator que sustentará essa tendência.
Recentemente, investidores estrangeiros realizaram compras líquidas de 384 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 2,5 bilhões) em ações japonesas à vista e futuros nas últimas duas semanas de outubro, de acordo com dados do Japan Exchange Group. No entanto, com o Nikkei entrando em território de sobrecompra no final de outubro, Kirk não descarta a possibilidade de uma consolidação no Mercado no curto prazo.
Fonte: InfoMoney