INSS convoca 4 milhões para Prova de Vida: Evite bloqueio do benefício

INSS alerta 4 milhões de beneficiários para a Prova de Vida. Saiba como realizar o procedimento e evitar o bloqueio do seu pagamento.
Fachada do prédio do INSS, relacionado à convocação para a Prova de Vida. Fachada do prédio do INSS, relacionado à convocação para a Prova de Vida.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou cerca de quatro milhões de beneficiários para a realização da Prova de Vida. O aviso sobre a necessidade do procedimento foi enviado através do extrato bancário dos segurados.

De acordo com o INSS, os Convocados são aqueles cuja prova de vida não pôde ser confirmada automaticamente pelos sistemas da autarquia. Os segurados notificados terão um prazo de 30 dias, a partir da data do aviso, para completar o procedimento. Caso contrário, correm o risco de ter seus pagamentos bloqueados.

Como Realizar a Prova de Vida do INSS

A realização da Prova de Vida pode ser feita de forma simplificada através dos canais digitais do INSS. Os beneficiários devem:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
  • Realizar o login e seguir as instruções para o reconhecimento facial, caso seja solicitado.
Fachada do prédio do INSS
Fachada de prédio do INSS.

Em algumas instituições bancárias, a Prova de Vida pode ser realizada presencialmente na agência. Nesses casos, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Outros bancos permitem a conclusão do procedimento online, por meio de seus próprios aplicativos ou sites oficiais.

Alerta Importante Contra Golpes

O INSS reforça que não realiza visitas domiciliares com servidores para coleta de documentos ou para efetuar o procedimento de Prova de Vida. O órgão alerta a população para desconfiar de contatos diretos não oficiais.

É fundamental notar que o INSS não entra em contato por telefone, aplicativos de mensagem, SMS ou e-mail para solicitar a realização da Prova de Vida ou para ameaçar o bloqueio do benefício. A autarquia aconselha que os beneficiários jamais compartilhem dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas. A segurança dos dados é primordial para evitar fraudes.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade