Uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) do Grupo Pact Insights demonstrou alta precisão ao acertar 73% de acordos na Justiça trabalhista. A tecnologia analisou 60 mil processos nos últimos sete anos, segundo dados obtidos pela Coluna do Estadão. Grandes empresas como iFood, Raízen, Magazine Luiza, CVC e Machado Meyer já se beneficiaram do sistema. Desde 2022, cerca de 2 mil acordos trabalhistas foram negociados com despesas estimadas em R$ 1 bilhão.
IA otimiza negociações trabalhistas
O modelo de IA desenvolvido atua sugerindo estratégias de negociação para as companhias. O objetivo é aumentar a probabilidade de um acordo favorável e reduzir o tempo de tramitação dos processos judiciais. Essa ferramenta cruza decisões e precedentes consolidados dos tribunais com informações internas das empresas, oferecendo uma base sólida para as negociações com empregados ou ex-empregados.
Automação e agilidade em processos judiciais
Além da sugestão de estratégias, o sistema de Inteligência Artificial automatiza diversas tarefas rotineiras em processos trabalhistas. Inclui a leitura e organização de documentos, bem como o preenchimento de informações em sistemas. Essa automação resultou em uma redução drástica no tempo médio de consulta processual, que caiu de 20 minutos para apenas um minuto.
Impacto expressivo nos últimos anos
A ferramenta tem sido aplicada em larga escala, com um total de 60 mil processos analisados desde 2018. Um volume significativo, 17 mil desses casos, ocorreu nos últimos dois anos, evidenciando a crescente adoção e confiança na tecnologia pela Justiça do trabalho e pelas empresas.
Fonte: Estadão