O Governo Federal anunciou um programa ambicioso com o objetivo de equipar e qualificar as Guardas Municipais em todo o país. A iniciativa prevê um investimento total de R$ 170 milhões até o ano de 2027, conforme detalhado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.


Fortalecimento da Segurança Pública Municipal
O programa visa fortalecer a estrutura e o treinamento dos agentes, com ações que incluem a doação de armas não letais e coletes balísticos, além de oferecer cursos de capacitação. Editais também serão lançados para apoiar prefeituras na melhoria da gestão da segurança pública.
Em sua fala, Ricardo Lewandowski destacou a importância de combater a criminalidade, comparando sua gravidade a problemas globais como terrorismo e crise climática. Ele enfatizou a necessidade de prover recursos adequados para as guardas municipais, que frequentemente operam com limitações materiais e humanas.
Formando uma Polícia Municipal Cidadã
“Queremos formar com esse programa uma polícia municipal cidadã. Combater o crime, sim, com toda a sofisticação, mas é preciso que a gente desenvolva uma polícia municipal cidadã”, declarou o ministro. A iniciativa busca aprimorar o planejamento e a gestão da segurança nos municípios, além de valorizar os profissionais que atuam na linha de frente.
O secretário nacional de Segurança, Mário Sarrubbo, complementou que esta é a “primeira etapa” de um projeto que levará segurança mais efetiva aos municípios. “Estamos falando de capacitação para gestão da segurança pública nos municípios, de capacitação das guardas municipais para exercer a guarda comunitária, e para a segurança nas escolas”, explicou Sarrubbo.
Objetivos do Programa de Fortalecimento
O Ministério da Justiça e Segurança Pública detalhou que os principais objetivos do programa são:
- Apoiar ações de prevenção e enfrentamento da violência, com foco especial em áreas vulneráveis.
- Promover a integração e cooperação entre as guardas municipais e outras forças de segurança pública do país.
- Garantir que a atuação das guardas municipais esteja alinhada com procedimentos e protocolos de uso da força adequados.
O investimento faz parte de uma estratégia mais ampla para modernizar as forças de segurança e garantir um ambiente mais seguro para a população, alinhado às políticas de segurança pública.
Fonte: G1