Governadores de oposição a Lula visitam Castro no Rio após operação letal

Governadores de oposição a Lula se reúnem com Cláudio Castro no Rio após megaoperação policial que deixou mais de 120 mortos. Veja os detalhes.
Governadores de oposição a Lula se solidarizam com Cláudio Castro após operação policial letal no Rio. Governadores de oposição a Lula se solidarizam com Cláudio Castro após operação policial letal no Rio.

Governadores alinhados à oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se deslocarão ao Rio de Janeiro para um encontro com o governador Cláudio Castro (PL). A reunião visa discutir estratégias de segurança pública e oferecer solidariedade a Castro, após uma megaoperação policial que resultou em mais de 120 mortes e paralisou a região metropolitana Fluminense.

Governadores confirmados e apoio político

Entre os confirmados para o encontro estão Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; e Ratinho Junior (PSD), do Paraná. Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, manifestaram interesse em participar, dependendo de suas agendas.

Em pronunciamentos nas redes sociais, Caiado e Zema já expressaram apoio a Castro e Críticas à gestão federal em segurança pública. Ambos demonstraram intenção de disputar a presidência em 2026, utilizando o episódio para reforçar suas plataformas políticas.

Detalhes da Operação e Repercussão

A operação conjunta das polícias Civil e Militar no Complexo do Alemão e na Penha, na zona norte do Rio, teve como alvo traficantes do Comando Vermelho. A ação resultou em confrontos com uso de barricadas e drones, gerando um dos maiores índices de letalidade policial da história do Brasil, com o número de mortos atualizado para 119, incluindo quatro policiais.

Políticos de oposição têm utilizado o incidente para criticar o Governo federal e demandar a aprovação de leis mais rigorosas contra o crime organizado. Por outro lado, a base aliada do governo federal rebate as acusações, questiona a eficácia da operação e levanta dúvidas sobre a necessidade de participação federal.

Posicionamentos Oficiais

Cláudio Castro classificou a operação como um “sucesso”, destacando os policiais como únicas vítimas. Em contrapartida, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, descreveu a ação como “extremamente cruenta, extremamente violenta”.

Governo do Rio de Janeiro enfrenta críticas após operação policial.

Fonte: Valor Econômico

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade