GM Demite 1.200 nos EUA por Queda na Produção de Elétricos

GM demite 1.200 funcionários e corta produção de elétricos nos EUA devido à desaceleração na demanda e mudanças regulatórias.
Demissão GM carros elétricos — foto ilustrativa Demissão GM carros elétricos — foto ilustrativa
FILE PHOTO: The new GM logo is seen on the facade of the General Motors headquarters in Detroit, Michigan, U.S., March 16, 2021. REUTERS/Rebecca Cook/File Photo

A General Motors (GM) anunciou nesta quarta-feira que cortará a produção de veículos elétricos e baterias nos Estados Unidos, além de demitir 1.200 funcionários de sua fábrica de carros elétricos em Detroit. A decisão ocorre em resposta a uma desaceleração significativa na demanda por esses veículos.

Impacto na Produção de Baterias e Pessoal

A montadora interromperá a produção de células de bateria em suas fábricas no Tennessee e em Ohio por aproximadamente seis meses, a partir de janeiro. Cerca de 1.550 trabalhadores serão temporariamente afastados. Especificamente na fábrica de Ohio, operada em conjunto com a LG Energy Solution, 550 funcionários serão dispensados por tempo indeterminado.

Fábrica de veículos elétricos da General Motors nos EUA, com foco na redução da produção.
Fábrica da GM nos EUA terá produção reduzida.

Redução de Turnos e Modelos Afetados

A fábrica de veículos elétricos de Detroit terá sua produção reduzida de dois para um turno a partir de janeiro, o que representa uma queda de cerca de 50% no volume. A unidade é responsável pela fabricação de picapes elétricas como a Chevrolet Silverado e a GMC Sierra, além dos SUVs Escalade IQ e Hummer.

Motivos da Desaceleração na Demanda

A GM atribuiu os cortes à adoção mais lenta de carros elétricos no curto prazo e a um ambiente regulatório em evolução. A demanda por veículos elétricos tem sido afetada por fatores como o fim de um crédito fiscal federal de US$7.500 para modelos a bateria no final de setembro e o afrouxamento das regulamentações de emissões de poluentes pelo Governo dos EUA, que impactou negativamente as vendas.

Gráfico de linha representando a demanda por veículos elétricos, em queda.
Demanda por veículos elétricos enfrenta desafios.

A General Motors busca ajustar sua estratégia de produção diante do cenário atual do Mercado de eletrificados, reforçando a necessidade de monitoramento constante das políticas e incentivos governamentais. O setor automotivo, em transição para a mobilidade elétrica, observa atentamente os próximos passos das montadoras e a reação do consumidor.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade