O ministro das Cidades, Jader Filho, elogiou publicamente o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, durante o lançamento de um novo modelo de crédito imobiliário. Filho pediu uma salva de palmas para Galípolo, destacando que o atual comando do BC mexeu em condições do sistema de crédito “que ninguém tinha coragem”.
Galípolo, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do BC em 2024, participou da cerimônia na capital paulista, que contou também com a presença do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Críticas à Gestão Anterior do BC
Jader Filho dedicou parte de seu discurso para elogiar Galípolo, afirmando que sua chegada ao Banco Central fez “tudo mudar” nas negociações sobre o financiamento habitacional do país. Sem mencionar Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro, o ministro relatou que as tratativas para um novo modelo iniciaram na gestão anterior do BC, mas que “não nos deram a menor atenção”.
“Com a chegada de Galípolo, tudo muda. Temos que reconhecer essa mudança que aconteceu dentro do Banco Central. Queria pedir uma salva de palmas ao presidente Galípolo pela coragem de mexer numa coisa que ninguém tinha coragem de mexer”, declarou.
Foco em Classe Média e Minha Casa Minha Vida
O ministro também ressaltou o Governo Lula, responsável, segundo Jader, por uma “mudança histórica no Minha Casa Minha Vida” e por direcionar atenção à classe média. “Identificamos que tinha um problema grave para as famílias de classe média. (…) Lula ampliou a atenção a mais uma faixa da sociedade brasileira, que estava limitada pela taxa de juros”, pontuou.
Com o novo modelo de política habitacional, a Caixa Econômica Federal prevê um aumento de 80 mil novos financiamentos, com juros de até 12%. “Estamos vendo mais uma revolução, a mesma que aconteceu em 2009 e na década de 1960, com esse novo crédito imobiliário”, completou.
A cerimônia contou ainda com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).
Jader Filho adiantou que, na próxima semana, o presidente Lula anunciará “o maior programa de reforma e novas construções que o Brasil jamais viu”.
Fonte: Valor Econômico