G20: Órgão de risco alerta sobre colapso iminente nos mercados financeiros

Órgão de risco do G20, o FSB, alerta em carta que mercados globais estão suscetíveis a colapso devido a incertezas econômicas e geopolíticas.
Andrew Bailey, presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), adverte sobre riscos no mercado financeiro global. Andrew Bailey, presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), adverte sobre riscos no mercado financeiro global.

O recente e expressivo aumento nos preços globais de ações e outros ativos levanta preocupações sobre a suscetibilidade dos mercados a colapsos, especialmente diante da incerteza econômica e geopolítica atual. Esta advertência foi emitida pelo principal órgão de supervisão de riscos do G20 (grupo das 20 maiores economias).

Alerta de Risco e Cooperação Multilateral

Em uma carta enviada aos membros do G20, Andrew Bailey, presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) e do Banco da Inglaterra (BoE), enfatizou a importância crucial da manutenção da cooperação multilateral. Bailey destacou que tal colaboração não é apenas fundamental para evitar crises financeiras, mas também para sustentar um crescimento econômico duradouro.

“Embora a maioria das jurisdições tenha visto uma recuperação nos mercados financeiros nos últimos meses, as avaliações agora podem estar em desacordo com as perspectivas econômicas e geopolíticas incertas, deixando os mercados suscetíveis a um ajuste desordenado”, alertou a carta, datada de 8 de outubro e divulgada antes das reuniões do G20 em Washington.

Publicidade

Andrew Bailey, presidente do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), adverte sobre riscos no mercado financeiro global.
Andrew Bailey, presidente do FSB, emitiu um alerta sobre a instabilidade dos mercados financeiros globais.

Dívida Elevada e Vulnerabilidades Sistêmicas

O alerta surge em um momento de tensões comerciais crescentes, como a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor novas tarifas à China em resposta ao endurecimento das restrições chinesas sobre terras raras. Tal escalada provocou a maior queda da bolsa de Wall Street em quase seis meses.

Além das flutuações de Mercado, Bailey também ressaltou o aumento contínuo nos níveis de dívida globais, apontando que as vulnerabilidades do sistema financeiro permanecem elevadas. “A necessidade de padrões e cooperação globais, portanto, continua bastante clara”, afirmou na carta.

Mudança de Foco do FSB

Em resposta aos riscos elevados identificados, o FSB, que reúne bancos centrais e reguladores financeiros das economias do G20, informou que “mudará” seu foco. A organização passará do desenvolvimento de políticas para um papel mais ativo no monitoramento e na facilitação da implementação das reformas financeiras globais acordadas, muitas das quais ainda não foram totalmente consolidadas.

Fonte: Valor Econômico

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade