Eletrobras muda nome para Axia Energia sem debater com o governo

Axia Energia, nova denominação da Eletrobras, anuncia mudança de nome sem consulta prévia ao governo. Saiba os detalhes e o impacto no setor.
mudança de nome Eletrobras — foto ilustrativa mudança de nome Eletrobras — foto ilustrativa

O presidente da Axia Energia, Ivan Monteiro, informou que a mudança de nome da antiga Eletrobras não foi debatida previamente com o Governo federal, acionista majoritário da companhia. A decisão foi tomada pelo conselho de administração com poderes limitados de voto.

A privatização da Eletrobras, realizada durante o governo de Jair Bolsonaro, tem sido criticada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente em viagem, Lula ainda não se pronunciou sobre a alteração, que já gera Críticas de sindicatos ligados à empresa.

Ivan Monteiro, presidente da Eletrobras, em evento.
Ivan Monteiro, presidente da Eletrobras, em evento.

Contexto da Mudança de Nome

O novo nome, Axia Energia, foi anunciado e aprovado unanimemente pelo conselho de administração. Monteiro explicou que a alteração visa reposicionar a empresa em um Mercado de energia em transformação, com maior abertura para a livre escolha de fornecedores pelos consumidores.

Segundo o presidente, a companhia busca se desvencilhar de sua antiga identidade como estatal, que acumulava funções de utilidade pública, banco do setor e regulador. O foco agora é na captação de clientes, aproveitando a vasta capacidade de geração de energia para expandir sua participação de mercado.

Nova sede da Eletrobras, agora Axia Energia.
Nova sede da Eletrobras, agora Axia Energia.

Reações e Estratégia da Axia Energia

A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) criticou a mudança, afirmando em nota que “Enquanto a Eletrobras sempre iluminou, Axia ofusca”. A FNU expressou descontentamento com a alteração, que já está sendo comunicada ao público por meio de uma campanha publicitária.

Monteiro destacou que a estratégia de otimização de ativos, venda de projetos de combustíveis fósseis e o foco em consumidores diretos tem sido planejada há cerca de um ano e meio. A mudança de nome reforça essa nova direção.

Para o futuro, a Axia Energia planeja ampliar investimentos e sua base de clientes. A empresa já negocia com grandes consumidores em setores como data centers, hidrogênio verde e aço verde, com o objetivo de alcançar também pequenos consumidores quando o mercado se abrir completamente.

Gráfico de projeção de energia renovável no Brasil.
Gráfico de projeção de energia renovável no Brasil.

Fonte: Folha de S.Paulo

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade