STF: DF pede aval médico para Bolsonaro ir à Papuda

Governo do DF pede ao STF avaliação médica para saber se Jair Bolsonaro tem condições de ir para a Papuda. Decisão aguarda parecer.
Jair Bolsonaro — foto ilustrativa Jair Bolsonaro — foto ilustrativa

O Distrito Federal solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma avaliação médica para determinar se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem condições de ser mantido em presídios da capital federal.

O pedido sigiloso foi enviado ao gabinete de Moraes na última segunda-feira (3), em antecipação ao julgamento de recursos de condenados pela trama golpista. O objetivo é verificar a aptidão de Bolsonaro para permanecer na Papuda.

A solicitação formaliza a necessidade de uma análise clínica do ex-presidente, a fim de avaliar sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional oferecidas nos estabelecimentos prisionais de Brasília.

Jair Bolsonaro em evento político
Ex-presidente Jair Bolsonaro em evento.

O documento, revelado pelo portal Metrópoles, destaca que Bolsonaro passou por cirurgias abdominais nos últimos anos. A avaliação médica se mostra pertinente para evitar deslocamentos emergenciais em caso de necessidade de cuidados de saúde.

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF argumenta que a medida visa garantir que o ex-presidente receba o atendimento adequado, caso seja determinado seu encarceramento.

Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF)
Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília.

Contexto Jurídico e Médico

A solicitação do Governo do DF surge em um momento crucial, com a proximidade do julgamento de recursos relacionados à tentativa de golpe de Estado. A avaliação médica é um passo necessário para que o STF possa tomar uma decisão informada sobre o local de eventual detenção de Jair Bolsonaro.

Análise da Condição de Bolsonaro

Especialistas em direito penal e medicina indicam que a avaliação clínica é um procedimento padrão em casos de réus com histórico médico complexo. A compatibilidade com as instalações prisionais é um fator determinante para a saúde e segurança do indivíduo.

Próximos Passos no STF

Após receber o parecer médico, o ministro Alexandre de Moraes analisará as informações para decidir sobre o futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão do STF terá repercussão significativa no cenário político brasileiro.

Fonte: Folha de S.Paulo

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade