O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, revelou nesta tarde ter se reunido com o ex-presidente Jair Bolsonaro para discutir o cenário eleitoral de 2026. A conversa, segundo Nogueira, foi focada nas estratégias para a próxima disputa presidencial.
“Eu sempre dou meus conselhos, escuto as orientações dele, não dá para conversar com ele sem falar de 2026”, afirmou o senador.
Embora não tenha detalhado se nomes específicos para a presidência foram abordados, Nogueira destacou os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) de São Paulo e Ratinho Júnior (PSD) do Paraná como as alternativas mais promissoras para a oposição.
“Eu já declarei, não é meu preferido, o meu preferido é o presidente Bolsonaro. Como isso não é viável, acho que os candidatos viáveis que temos hoje no país são o governador Tarcísio e o governador Ratinho. Acho que são os que levariam à Vitória mais fácil”, declarou o líder do PP.
Apoio a Tarcísio e Ratinho Júnior
A declaração de Ciro Nogueira reforça sua visão de que Tarcísio de Freitas ou Ratinho Júnior seriam os nomes capazes de unificar a oposição na corrida presidencial. Anteriormente, o senador já havia mencionado essa preferência em entrevistas, indicando uma avaliação estratégica sobre quem teria maior potencial de Vitória.
Reação de Ronaldo Caiado
A exclusão do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), da lista de potenciais candidatos citados por Nogueira gerou reação. Caiado, que também almeja a presidência, respondeu nas redes sociais, classificando o senador como “quase ex-senador”. O PP currently negocia uma federação com o União Brasil, o que implica uma necessidade de alinhamento de candidaturas.
“Não tenho nada contra o governador Caiado, é um grande governador. Candidato tem que mostrar viabilidade, o tempo dirá se ele é viável ou não. Não sou eu que vou impedir ou apoiar sua candidatura, quem tem que apoiar é o povo. Agora, eu comando a federação”, ponderou Nogueira, minimizando o atrito.
Nogueira descarta vice e foca em reeleição
O ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro também evitou se posicionar como um possível candidato a vice-presidente. Ciro Nogueira afirmou que seu foco principal é cumprir seu mandato como senador e concorrer à reeleição, deixando a definição de vice para um momento posterior à escolha do candidato principal ao Planalto.
“Estou pensando em cumprir bem meu mandato como senador, vou concorrer à reeleição. Vamos primeiro escolher nosso candidato a presidente e depois a gente discute a questão de vice”, concluiu.
Fonte: InfoMoney