A vice-governadora Celina Leão (PP) aparece na liderança da disputa pelo governo do Distrito Federal em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30). No entanto, ela enfrenta um empate Técnico com o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido), considerando a margem de erro de 2,6 pontos percentuais. Arruda, que trava uma batalha judicial para reverter sua inelegibilidade, tem pontuado bem nas pesquisas.
A Situação de José Roberto Arruda
Apesar de ter o mandato cassado em 2010 e enfrentar condenação por improbidade administrativa enquadrada na Lei da Ficha Limpa, que o torna inelegível até 2032, Arruda demonstra força eleitoral. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso que buscava anular sua condenação. Ele espera que futuras mudanças na Lei da Ficha Limpa, já aprovadas pelo Congresso, possam retroagir para beneficiá-lo.
Cenários Estimulados para o Governo do DF
Em um dos cenários estimulados para o primeiro turno, Celina Leão aparece numericamente à frente com 32,2% das intenções de voto, seguida de perto por Arruda com 29,8%. Leandro Grass (PT) e Ricardo Cappelli (PSB) ficam mais distantes, com 11,8% e 6,4%, respectivamente. Em outra simulação, Celina atinge 36,9% e Arruda 32,7%, com Grass em 14,5%.
As simulações de segundo turno também indicam um cenário apertado. Na disputa entre Celina e Arruda, a vice-governadora registra 42,5% contra 42,4% do ex-governador, configurando Empate técnico. Em um confronto contra Grass, Celina teria 57,1%, enquanto Grass alcançaria 25,3%. Já Arruda superaria Grass por 55,8% a 24,6%.
Intenção de Voto Espontânea e Avaliação de Governo
No cenário espontâneo, Celina Leão aparece com 8,5% das menções, seguida por Arruda com 3,2%, Leandro Grass com 1,9% e Ricardo Cappelli com 0,7%. A pesquisa ouviu 1.506 eleitores entre 23 e 27 de outubro, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais e índice de Confiança de 95%.
Michelle Bolsonaro e Ibaneis Rocha Lideram Disputa pelo Senado
As pesquisas também investigaram a corrida pelo Senado. Michelle Bolsonaro e o atual governador Ibaneis Rocha aparecem na Liderança em empate técnico, segundo os cenários estimulados. Outros nomes com intenções de voto significativas incluem Leila do Vôlei (PDT), Erika Kokay (PT), Fred Linhares (Republicanos), Paulo Octávio (PSD) e Bia Kicis (PL).
Em um dos cenários para o Senado, Michelle Bolsonaro registra 34,1% e Ibaneis Rocha 30,2%. Em outra simulação, os números são de 34,3% para Michelle e 30,7% para Ibaneis. A pesquisa também avaliou a administração de Ibaneis Rocha, com 61% de aprovação e 35,9% de desaprovação.
Fonte: Estadão