Carros Brasileiros Lideram Emissões Baixas em Todo o Ciclo de Vida, Diz Estudo

Estudo revela que carros brasileiros emitem menos gases poluentes em todo o ciclo de vida, superando tecnologias elétricas e híbridas de outros países. Veja os detalhes.
carros brasileiros emitem menos gases poluentes — foto ilustrativa carros brasileiros emitem menos gases poluentes — foto ilustrativa

Veículos produzidos no Brasil apresentam a menor pegada de carbono em comparação com os principais mercados globais, conforme um estudo divulgado pela Anfavea, associação que representa montadoras, em colaboração com a consultoria BCG. A análise abrange o impacto ambiental completo, desde a extração de matérias-primas até o descarte final do automóvel.

Impacto Ambiental Comparativo no Ciclo de Vida

O levantamento avaliou emissões de diferentes tecnologias, como combustão interna, híbridos e elétricos, sob a ótica de “berço ao túmulo”. Isso significa que o estudo considera todas as etapas: extração e produção de insumos (incluindo baterias de elétricos), fabricação, uso e descarte do veículo. A matriz energética renovável do Brasil confere uma vantagem significativa, resultando em menores emissões mesmo quando comparado a tecnologias mais avançadas em outros países.

Gráfico comparativo de emissões de gases poluentes de carros brasileiros e internacionais.
Comparativo de emissões de gases poluentes.

Mesmo um carro híbrido abastecido com gasolina e 30% de etanol no Brasil emite quase 20% menos carbono do que um veículo totalmente elétrico em operação na China. Os carros convencionais movidos a gasolina no Brasil também registram emissões inferiores às de mercados como China, Estados Unidos e União Europeia, e inferiores a carros híbridos na China, onde o carvão é uma fonte energética predominante e a produção de baterias gera alto impacto.

Vantagem Brasileira na Descarbonização

Segundo Igor Calvet, presidente da Anfavea, o estudo inédito demonstra que a matriz energética limpa do Brasil proporciona uma vantagem competitiva na descarbonização global. Ele destacou que o Brasil já possui os veículos mais sustentáveis entre as grandes economias. A tecnologia flex, que permite o uso de etanol e gasolina, já contribui para a redução de emissões enquanto o país avança na adoção de híbridos e elétricos.

Posição Competitiva do Brasil no Setor Automotivo

“O Brasil parte de uma base (energética) mais limpa. Temos uma vantagem que, claro, pode ser melhorada, mas já estamos bem na foto”, afirmou Calvet. A análise aponta o veículo a combustão produzido e utilizado na China como o que possui a maior pegada de carbono mundial. O estudo reforça o potencial do Brasil em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, aproveitando sua matriz energética favorável.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade