Caged: Brasil gera 213 mil vagas formais em setembro, superando projeções

Brasil gera 213.002 vagas formais em setembro, superando projeções do mercado. Saiba mais sobre o desempenho do Caged e os setores que mais contrataram.
vagas formais de trabalho — foto ilustrativa vagas formais de trabalho — foto ilustrativa

O Brasil registrou a abertura de 213.002 vagas formais de trabalho em setembro, de acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Este número superou as expectativas do Mercado.

A projeção de economistas, em pesquisa da Reuters, apontava para a criação líquida de 180.750 vagas. O resultado de setembro foi alcançado por meio de 2.292.492 admissões e 2.079.490 desligamentos.

Desempenho Comparativo e Acumulado Anual

Apesar do saldo positivo em setembro, o número foi inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior, quando foram criadas 252.237 vagas formais. No acumulado do ano, o Brasil abriu 1.716.600 postos de trabalho, um volume menor em comparação com os 1.995.164 criados no mesmo período do ano passado.

Gráfico do Ibovespa em setembro, com análise do desempenho do mercado financeiro.
O mercado financeiro acompanha de perto os indicadores de emprego.

Setores com Maior Geração de Vagas

Em setembro, todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldos positivos de vagas. O setor de serviços liderou a criação de empregos, com 106.606 postos. Em seguida, o setor industrial registrou a abertura de 43.095 vagas. O setor agropecuário apresentou o desempenho mais modesto, com a criação de 3.167 postos.

A análise do mercado de trabalho, focada nos dados do Caged, reflete o dinamismo da economia brasileira. Especialistas apontam que a resiliência na geração de empregos, mesmo diante de cenários desafiadores, é um indicativo importante para a confiança dos consumidores e investidores.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade