Brasil retoma exportação de frango para Malásia após gripe aviária

Brasil retoma exportações de carne de frango para a Malásia após foco de gripe aviária. Acordo também amplia acesso de pescados, melão e maçã.
Exportação de frango Brasil Malásia — foto ilustrativa Exportação de frango Brasil Malásia — foto ilustrativa

O Ministério da Agricultura anunciou nesta sexta-feira a retomada da exportação de carne de frango do Brasil para a Malásia. A comercialização estava suspensa desde maio devido a um foco de gripe aviária no país.

O anúncio ocorre durante a missão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático. A maior parte dos países importadores já retomou compras de carne de frango brasileira, uma vez que o Brasil foi declarado livre da doença.

Presidente Lula em missão diplomática.
Presidente Lula em missão diplomática.

Expansão do Acesso a Novos Produtos Brasileiros

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do encontro bilateral com o Ministério da Agricultura malaio, ressaltando que a reunião trouxe “ótimas notícias”. O Brasil é o maior exportador global de carne de frango, e o acordo também amplia o Acesso de outros produtos brasileiros ao mercado malaio.

Segundo o Ministério da Agricultura, o Governo da Malásia autorizou a importação de pescados extrativos e de cultivo, gergelim, melão e maçã. Além disso, foi formalizada a abertura do mercado para ovos em pó.

Análise econômica do agronegócio brasileiro.
Análise econômica do agronegócio brasileiro.

Missão de Auditoria para Plantas de Carne Suína

A Nota Oficial do ministério indica ainda que haverá uma antecipação na missão de auditoria da Malásia. O objetivo é avaliar 16 plantas brasileiras de carne suína, o que pode abrir novas oportunidades de exportação para o setor.

A retomada das exportações de frango e a abertura para novos produtos demonstram a força do agronegócio brasileiro e a capacidade do país em atender às exigências sanitárias internacionais, mesmo diante de desafios como a gripe aviária.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade