BNDES Garagem: Empresas Verdes Buscam Financiamento Climático em Alta

Empresas de economia verde buscam BNDES Garagem para financiamento climático. Entenda o crescente interesse e as oportunidades no setor sustentável no Brasil.
economia verde BNDES — foto ilustrativa economia verde BNDES — foto ilustrativa

Empresas focadas em economia verde e descarbonização estão cada vez mais buscando o BNDES como fonte de recursos para expandir suas operações no Brasil. O crescente interesse reflete o aumento do apetite do banco por financiamentos climáticos, especialmente para organizações em estágio inicial.

BNDES Garagem Impulsiona Negócios de Impacto Climático

O programa BNDES Garagem, em Parceria com a aceleradora Quintessa, registrou uma expressiva participação de negócios ligados à sustentabilidade em sua chamada pública de 2025. Dos 560 negócios inscritos na área de sustentabilidade, 31% do total, a maioria foca em economia verde e descarbonização. Este cenário repete o desempenho do ano anterior, evidenciando a consolidação do setor.

Gráfico ilustrando oportunidades em economia verde e desafios para o Brasil.
Oportunidades e desafios do Brasil na economia verde.

Alice Lopes, gerente do BNDES Garagem, destaca o fortalecimento do posicionamento do BNDES na agenda climática. Segundo ela, a demanda por aportes financeiros para a transição climática tem aumentado, e o mercado financeiro também enxerga o setor como uma oportunidade promissora. O Brasil, ressalta, é um protagonista nessa agenda, e os empreendedores estão atentos a esse momento.

Foco em Soluções Sustentáveis e Escalabilidade

O edital de 2025 do BNDES Garagem prioriza soluções nas áreas de florestas e agricultura sustentável, água e saneamento, gestão de resíduos, energia e biocombustíveis, além de logística e mobilidade. Gabriela Bonotti, co-CEO da Quintessa, observa que o perfil dos negócios de impacto tem se tornado cada vez mais ‘verde’, mesmo para empresas que não focavam inicialmente em soluções climáticas. Isso se deve, em parte, ao direcionamento do capital filantrópico e comercial para a pauta climática nos últimos anos.

A capacidade de escalar financeiramente e gerar impacto socioambiental positivo é um critério chave para o BNDES Garagem. O programa alinha-se à Estratégia Nacional de Negócios de Impacto (Enimpacto), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). A convergência entre impacto socioambiental e potencial de negócio é fundamental, pois, segundo Bonotti, o crescimento do negócio também impulsiona o impacto gerado, sem trade-offs.

BNDES Garagem: Apoio e Saída para Negócios Verdes

Desde 2018, o BNDES Garagem já selecionou 100 negócios por ano, com critérios de diversidade e potencial de impacto e escalabilidade. Os 100 negócios selecionados para a fase atual serão divulgados durante a COP-30. Gestores passarão por meses de formação, mentoria e conexão com investidores. Em junho de 2026, os dez negócios de maior destaque participarão do Demoday, com premiações financeiras variando entre R$ 32 mil e R$ 160 mil, dependendo da categoria e colocação.

Os valores investidos são menores que os financiamentos tradicionais do BNDES, mas representam uma ‘porta de entrada’ para novos empreendedores. A tendência é que a pauta climática se torne essencial para a sobrevivência e relevância de negócios de impacto em um cenário global cada vez mais focado em ESG. A conexão com temas como protagonismo feminino em soluções climáticas e o combate ao racismo ambiental são vistos como ganchos para gerar novas oportunidades e evitar a perpetuação de desigualdades na transição para um novo modelo econômico.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade