BC anuncia revisão de capital de bancos após 30 anos

Banco Central anuncia revisão profunda na estrutura de capital de instituições financeiras após 30 anos, focando em digitalização e resiliência.
Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central, em evento promovido pela Fenasbac. Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central, em evento promovido pela Fenasbac.

O Banco Central (BC) anunciou que retomará, nas próximas semanas, a discussão sobre o sistema de capital das instituições financeiras. A medida visa uma revisão profunda na estrutura de capital dos bancos, algo que não ocorre há cerca de 30 anos. A declaração foi feita por Ailton de Aquino santos, diretor de Fiscalização do BC, durante o Evento de Reconhecimento de Inovação com Propósito (RECIP) 2025.

santos ressaltou a importância de analisar o reforço de capital no sistema financeiro, especialmente diante da existência de quase duas mil instituições autorizadas. Segundo ele, o momento atual é propício para esse diálogo e para avaliar a adequação do capital diante dos desafios emergentes.

Digitalização e Resiliência do Sistema Financeiro

O diretor de Fiscalização do BC também abordou o impacto da ampla digitalização no sistema financeiro. Ele destacou que esse processo exige grande “resiliência” das instituições, com um alerta especial para as de menor porte. “O que me causa preocupação é que a resiliência do sistema financeiro para as pequenas entidades se mostra ainda, de certo ponto, inadequada. A gente precisa trabalhar isso”, afirmou.

santos enfatizou a necessidade de as entidades independentes zelarem rigorosamente pelo risco tecnológico e pela segurança cibernética, visando evitar incidentes que possam comprometer suas operações e a estabilidade do sistema.

Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central, em evento promovido pela Fenasbac.
Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central, em evento promovido pela Fenasbac.

Cooperativismo de Crédito em Destaque

Outro ponto relevante na fala de Aquino santos foi o cooperativismo de crédito. Ele mencionou que essa modalidade tem sido um dos elementos de destaque na agenda do BC e que permanecerá como um tema de grande relevância para os próximos ciclos de atuação da autoridade monetária. O crescimento e a supervisão do setor de cooperativas de crédito são vistos como estratégicos para a diversificação do sistema financeiro.

A discussão sobre a estrutura de capital é fundamental para garantir a solidez do sistema financeiro nacional, protegendo depositantes e investidores e assegurando a estabilidade econômica em um cenário de rápidas transformações tecnológicas. A atuação do Banco Central nessa área é crucial para a manutenção da confiança no Mercado financeiro.

Fonte: Valor Econômico

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade